O mundo está em constante evolução e é através dessa evolução que podemos conciliar o nosso trabalho e arranjar ferramentas para ganhar dinheiro a partir de casa. Se é uma das pessoas que quer arranjar um extra, fique connosco neste artigo e prepare-se para ter as soluções!
Ganhar dinheiro a partir de casa em Portugal
Com a realidade de Portugal, maioria as pessoas tem perdido o poder de compra, percebendo-se assim que o aumento das rendas, créditos habitação, bens-essenciais coloca muitas famílias em dificuldade, procurando-se cada vez mais formas de ganhar dinheiro fora do trabalho já existente.
Com isso em mente, oferecemos 5 formas possíveis de ganhar dinheiro a partir de casa.
1- Questionários online
Pode parecer uma forma muito básica de ganhar dinheiro, que o é, mas entre ganhar algum dinheiro de vez em quando ou não ganhar nenhum, o pouco é pouco, mas dá sempre jeito, não é verdade? São fáceis de realizar e por norma demoram apenas alguns minutos, tornando-se um extra que poderá receber 1, 2 ou mais vezes ao ano e podem ser uma poupança interessante.
Existem diversas plataformas em Portugal para ganhar dinheiro com inquéritos, mas destacam-se:
2 – Vender comida
Tornou-se moda na época do Covid-19 por conta da restrição de andar na rua e o isolamento feito a nível mundial, mas a verdade é que muitas pessoas abriram o seu negócio assim. Vender comida pode parecer algo que se remete a restaurantes, mas nem sempre é no restaurante que encontramos o que desejamos.
Se sabe cozinhar, utilize esse dom para ganhar dinheiro. Seja a amigos, vizinhos ou até publicidade nas redes sociais, utilize o seu tempo livre para vender bolos de aniversário, salgados, refeições fitness, entre outras que têm bastante procura em Portugal.
Em Portugal muitas pessoas não têm tempo de fazer as suas refeições para a semana, pense nisso como uma possibilidade para si!
3 – Vender a sua arte
Além de ter no ponto 5 uma forma de vender a sua arte, a verdade é que nem toda a arte se remete a plataformas, nem toda a arte é prestação de serviços. Se sabe costurar, desenhar, fotografar ou outra arte insubstituível, ofereça a si mesmo a oportunidade de ganhar dinheiro com a mesma.
Muitas pessoas têm arte na mão quando pensam em criação de design, multimédia, entre outros e não a utilizam. Porque não realizar casamentos, fotografia a modelos, costura personalizada? Inove e ganhe com isso!
4 – Vender coisas que já não usa
Vender coisas que já não se usa pode parecer uma forma de ganhar dinheiro extra, mas não uma forma de ganhar dinheiro com mais regularidade. Há coisas na sua casa que podem ser insignificantes para si, mas de valor para outros.
Se não utiliza, tente vender aquilo que sabe que não usará mais, como roupas ou livros? Qual a vantagem? Além de ganhar dinheiro sem investir, poderá receber dinheiro de volta para comprar outras coisas úteis ou até mesmo, comprar para revender. Estranho? Não é, vejamos um exemplo:
“A Teresa tinha 10 livros que já tinha lido e sabia que não os voltaria a ler. Então, vendeu os mesmos a um preço justo e aproveitou para comprar 5, ficando com o restante valor. Após ler, voltou a vender e percebeu que consegue comprar e vender livros lucrando, tornando-se agora um part-time, a compra e venda de livros.“
5 – Trabalhe com plataformas de freelance
Existem nos dias de hoje diversas plataformas online onde pode prestar serviços a empresas ou pessoas que procurem um conteúdo especifico e que pode ser qualidades e experiência para tal, podendo assim oferecer as suas qualidades e ganhar dinheiro com isso.
As plataformas mais conhecidas e Portugal neste momento são:
Na verdade, existem dezenas de plataformas, mas estas são as que temos mais conhecimento dentro da mesma, principalmente na plataforma Upwork que achamos bastante profissional. Neste caso, é uma plataforma que pode ganhar dinheiro a partir de casa de duas formas, ou seja, poderá inscrever-se em propostas de trabalho que surgem perante as suas habilidades e experiência ou aguardar que receba uma proposta de trabalho.
Assim sendo, ganhar dinheiro extra e conciliar com o seu trabalho a full-time pode ser possível, basta criar os perfis e esperar o seu momento. Vale salientar que várias empresas bastante conhecidas mundialmente utilizam o Upwork para encontrar profissionais, até mesmo para full-time.
Se está à procura de trabalho e o trabalho remoto é algo que lhe interessa, poderá estar aqui a sua oportunidade.
Outras oportunidades para full-time e freelancer
Como mencionado anteriormente, existem dezenas de plataformas onde poderá ganhar dinheiro ou encontrar o seu futuro trabalho. A plataforma que é excecional na procura de trabalho e com vagas a nível nacional é o Linkedin.
Além disso, poderá explorar as seguintes plataformas (maioria estão em inglês e é necessário inglês fluente):
- We Work Remotely
- Flex Jobs
- Remote Co
- RemoteOK
- Indeed
- Glassdoor
- Remote-Europe
- Europe Language Jobs
- JobsPresso
- Remotive
- NoDesk
- 99Freelas (BRASIL)
Outras formas para ganhar dinheiro a partir de casa
Na verdade, existem outras formas possíveis para ganhar dinheiro a partir de casa, mas que estas se tornam as mais rápidas e eficazes, sem investimentos. Todavia, se é um empreendedor e quer ganhar dinheiro com mais consistência, poderá:
- Revender produtos: Como a Oriflame/Avon ou semelhante, mas este requer muita paciência na publicidade e possível angariação de afiliados para ganhar mais;
- Criar negócio digital: Se há conhecimento sobre derivado tema que possa ter um bom nicho, invista o tempo para criar um blog ou canal de Youtube, por exemplo;
- Vender produtos digitais: Explorado nos dias de hoje como marketing digital de conteúdos de outras pessoas, usando redes sociais para vencer produtos acessíveis no Hotmart, Shopify, entre outros.
- Babysiter: Se tem jeito com crianças e tem um espaço para tomar conta de crianças de familiares, amigos ou vizinhos, aproveite para ganhar um extra.
- Passear animais: Muito explorado fora de Portugal, mas com alguma existência já no nosso país, aproveite para passear os animais que os donos, por falta de tempo, não o podem fazer, mas querem ver os seus animais a passear.
Tenha atenção à prestação de serviços
Vale relembrar que a prestação de serviços exige que haja uma fatura para os clientes que trabalhem consigo. Afinal, oferecer um bolo de aniversário não é o mesmo que criar conteúdo para uma empresa e achar que não há necessidade de declarar ao estado português esse governo.
Se for um trabalhador independente e tiver ainda um full-time não terá, à partida, que fazer retenção de fonte [1], bastando assim passar recibos verdes e alertar a Segurança Social dos seus ganhos.
Saiba mais sobre Trabalhador Independente e como passar recibos verdes ao clicar aqui.
Relembre-se na hora de ganhar dinheiro: Tempo é dinheiro!
Venda os seus serviços, mas olhe sempre para a sua carteira. Várias plataformas de freelance, assim como vários clientes/entidades que procuram trabalhadores tentam, muitas vezes, enviar uma proposta abaixo da realidade e esperar que, do outro lado, por falta de conhecimento ou necessidade de ganhar dinheiro, aceitem de forma rápida.
Analise sempre todas as propostas e compare com a realidade do mercado, podendo até perguntar a pessoas que trabalhem na mesma área. Valorize-se e não dispense tempo para um trabalho não compensatório.