Terá a saúde mental impacto nas finanças de uma pessoa?

Escrito por:

Diogo Cardoso
saúde mental impacto nas finanças

Quando pensamos em saúde mental, muitas poucas são as vezes que olhamos para a nossa situação financeira e percebemos que há ligações. Existe uma ligação direta e vários são os consumos e gastos que realizamos por conta de uma saúde mental a precisar de ajuda ou melhor controlo. Vejamos por onde passam essas ligações.

Saúde mental em perfeição para todos os aspetos

Durante longos anos a saúde mental era vista como um não-problema, mas sim uma desculpa para as pessoas viverem ansiosas, deprimidas ou com outros problemas associados. Todavia, já passamos essa teoria e já se olha para a saúde mental com outra visão, como uma possível doença associada.

Olhando para as finanças pessoais, questiona-se se a falta de uma boa saúde mental pode estar associada a maus hábitos, onde a resposta é sim! Por isso, juntamos algumas situações que causam impacto negativo nas finanças pessoais por falta de uma saúde mental em clareza.

Devemos salientar que ao ter estes hábitos não quer dizer que tem problemas mentais, mas sim que muitas vezes está associado e não damos conta disso. A saúde mental deve ser o nosso primeiro investimento!

Alguns fatores que causam impacto nas finanças

Vamos assim entender quais são os fatores que nos podem alertar para um problema de saúde mental ou, também, um aviso que devemos mudar os nossos hábitos para colocar as nossas finanças num estado mais saudável.

Esquecimento do pagamento de contas

Quando a cabeça está demasiado ocupada é normal que haja o esquecimento de realizar tarefas comuns, mas também surge o esquecimento por algo importante, como é o caso dos pagamentos mensais obrigatórios.

Ainda que o esquecimento possa ser algo pontual, a verdade é que tem impacto direto com as suas finanças, podendo levar ao pagamento de taxas ou juros pelos atrasos ou o aumento indesejado de algumas faturas, como da água ou luz (por conta da estimativa).

Pagar por conveniência

Algo que nos convém, não é algo que nos faça sempre falta. Mas, a procura pela conveniência surge quando os nossos níveis mentais não estão a 100%. Procurar por algo mais simples, como viajar de táxi para não conduzir, pedir comida para não ter cozinhar, entre outros, torna-se bastante comum, mas o impacto nas nossas contas é imediato.

Gastos impulsivos

Infelizmente são vários os problemas que podem surgir de um problema de saúde mental, mas os gastos impulsivos são mais comuns do que se pensa, podendo mesmo ser assumida como uma doença. Um baixa autoestima poderá ser um dos fundamentos para querermos gastar de forma inconveniente o nosso dinheiro.

Excesso de refeições takeaway e/ou prontas

Um dos problemas associados à falta de saúde mental é a baixa autoestima, deixando as pessoas deprimidas. Quando se procura simplicidade decorre a serviços que não dê trabalho, como o consumo de refeições prontas ou takeaway. Os gastos serão significativos e será um momento de pouco prazer.

Sabia que a vontade não fazer nada, inclusive as próprias refeições, pode ser um sintoma de depressão?

Falta de energia para gerir as finanças

Quando estamos saturados a nível mental nada nos faz bem e as finanças são uma categoria que não damos importância, principalmente porque muitas vezes o dinheiro é pouco e ainda nos causa mais ansiedade. Contudo, a verdade é que a não gestão das finanças pessoais pode levar à agravamento de gastos não essenciais e o uso de dinheiro indevido.

Se está com problemas de saúde mental e não consegue gerir as suas finanças, peça ajuda a um familiar ou um profissional!

Facilidade em adquirir novos vícios

É decorrente que ao existir um problema na nossa saúde mental haja a facilidade em decorrer a algum vício para tentar apagar o mesmo. Infelizmente existe a facilidade em ter acesso a produtos ou serviços que nos podem levar a mãos caminhos e, muitas das vezes, não damos conta que essa vontade é oriunda de problemas que vivemos.

Assim sendo, é muito fácil decorrer ao álcool, tabaco, jogos de fortuna/azar ou outros produtos para tentar esquecer os problemas que nos perseguem e isso é um erro bastante problemático.

Como pedir ajuda para uma saúde mental estável?

Se acha que poderá estar a passar por algum momento menos bom e a sua saúde mental está afetada, não tem que ter medo ou vergonha de procurar ajuda. Na verdade, os médicos da área (psicológicos, psiquiatras) existem por algum motivo.

Poderá decorrer ao aconselhamento do SNS24, mas este serviço acabará por ficar curto. Por isso, recomendamos a visita ao seu médico para o encaminhar para a área correta ou a visita a um especialista da área.

Não tenham medo de pedir ajuda médica, felizmente a saúde mental já não é um assunto tabu.

Concordas?

Artigo de opinião pessoal.