Pagar scuts em atraso: guia passo a passo

Escrito por:

Diogo Cardoso
pagar scuts em atraso

Circular nas Autoestradas de Portugal requer pagamentos não muito amigáveis e muitas vezes é esquecido. Caso tenha que pagar scuts em atraso leia o nosso artigo.

Inicialmente o pagamento das scuts era do estado, porém a partir de 2011 o pagamento passou a ser de responsabilidade dos consumidores.

Portugal possui o valor mais alto de scuts de toda a União Europeia, por isso é importante estar atento ao pagamento das scuts em atraso.

Exceder o limite de tempo previsto pode lhe gerar multas de centenas de euros.

Acompanhe tudo sobre pagar scuts em atraso agora!

O que são scuts?

As SCUTS significam “sem custos para os utilizadores”, como dito anteriormente, inicialmente as autoestradas eram pagas pelo Estado.

No entanto, a passagem pelas autoestradas era gratuita somente até 2011, dali em diante o custo tornou-se da responsabilidade dos condutores.

A cobrança é feita através de portagens exclusivamente eletrónicas.

Quantos dias temos para pagar scuts em atraso?

Imprevistos podem acontecer por isso é comum que talvez não tenha disponibilidade de pagar as portagens na data correta.

Sendo assim, caso isso lhe tenha ocorrido será necessário pagar scuts em atraso através do site Pagamento de Portagens.

Também é possível pagar scuts em atraso pedindo à concessionária os dados da dívida a liquidar.

Pagamento por Via Verde, Multibanco, CTT e Pré-pagamento

Agora que já entendeu o básico sobre pagar scuts em atraso vamos aprender a realizar o pagamento da mesma. Existem quatro formas de fazer o pagamento das scuts, através da via verde, Multibanco CTT e pré pagamento.

Veja a seguir como proceder em cada modalidade.

Via Verde

A maneira mais prática de pagar SCUTS é através da Via Verde, no entanto, nada o impede de usar as outras formas que mostraremos a seguir.

Na modalidade de pagamento Via Verde o valor dos SCUTS é debitado diretamente da sua conta, ou seja, não é necessário que faça o pagamento manual do SCUTS.

A modalidade de pagamento Via Verde funciona da seguinte maneira. Ao aderir o serviço Via Verde recebe um Dispositivo Eletrônica de Matrícula (DEM), desse modo quando passar por uma portagem o valor é debitado da sua conta automaticamente.

No entanto, para adquirir o Dispositivo Eletrónica de Matrícula (DEM) é necessário fazer o pagamento de 26,50 euros, em caso de anual. Porém, é possível fazer pagamentos mensais ou pagamento de uma taxa apenas quando usa o aparelho.

Multibanco

Para realizar o pagamento do SCUTS via multibanco é necessário aceder ao site dos CTT e solicitar a referência do multibanco online.

No entanto, caso não saiba qual o endereço do website para solicitar a referência basta clicar aqui.

Quando aceder ao website, adicione as informações de número de matrícula, número de telefone e NIF. Após preencher os dados, receberá a referência Multibanco por SMS, em seguida poderá pagar numa caixa Multibanco, através de homebanking, ou através da aplicação Mbway.

CTT

Se passou nas portagens eletrónicas de uma SCUT e não tem um Dispositivo Eletrónico de Matrícula (DEM) poderá pagar posteriormente o montante em dívida num balcão dos CTT (ou através da app).

Pode também fazer o pagamento por referência Multibanco conforme vimos anteriormente.

Pré Pagamento

Se as alternativas anteriores não lhe agradaram, então pode optar pela modalidade de pré-pagamento, que também requer um Dispositivo Eletrónico de Matrícula.

Nesta modalidade de pagamento, os custos com portagens serão debitados até ao limite do saldo disponível na sua conta.

O carregamento tem de ser feito antes da utilização das SCUT, pode ser feito em lojas CTT, Agentes Payshop ou por referência multibanco.

No entanto, caso queira cancelar o serviço e haja um valor na sua conta, este será devolvido.

É importante ter atenção que, ao contrário do identificador Via Verde, o identificador pré-pago apenas lhe dá acesso ao serviço de portagens nas autoestradas.

Multa por falta de pagamento

Como mencionamos anteriormente, é comum que imprevistos o impeçam de realizar o pagamento das SCUTS. No entanto, reforçamos a importância de uma boa organização financeira para não ser surpreendido, pois, a multa por não pagar dos SCUTS pode-lhe custar caro.

Atualmente a multa possui valor mínimo de 7,5 vezes o valor correspondente ao valor da taxa de portagem.

Quantos dias temos para pagar os scuts?

Normalmente os valores referentes às portagens ficam disponíveis para consulta no site dos CTT após 48 horas. Quando o montante estiver disponível para pagamento terá até 5 dias úteis para pagar o mesmo.

No entanto, caso esteja indisponível para realizar o pagamento do scuts, terá mais 30 dias para o pagamento do mesmo. Caso não realize o pagamento da mesma até o 30° dia, haverá a cobrança da multa mencionada anteriormente (7,5 vezes o valor da scuts).

Conclusão

Scuts são taxas cobradas pelo uso das autoestradas, pode pagar as taxas de maneira automática ou manual como preferir.

No entanto, pagar scuts em atraso pode-lhe trazer problemas, como a cobrança de multas.

Por isso é fundamental que se mantenha atento ao circular pelas autoestradas, se possível opte em adquirir um Dispositivo Eletrónico de Matrícula.

Desse modo, a cobrança das SCUTS será automática e não terá dores de cabeça com as taxas de portagens.