Taxas Euribor: A preparação para a subida da Euribor em Portugal

Escrito por:

Diogo Cardoso
Taxas Euribor

Infelizmente para nós, portugueses, as taxas Euribor estão a começar a subir e prometem voltar a valores positivos. Por isso, alertamos para a preparação da sua subida, onde irá causar impacto nos seus encargos mensais, pois, se vive com taxa variável, a sua prestação irá aumentar.

O trajeto das taxas euribor das últimas semanas

Nas últimas semanas as taxas euribor têm aumentado gradualmente, onde de forma simples podemos antever que irá causar impacto no orçamento mensal das famílias nos próximos meses. Neste caso, o impacto cria a ideia um risco de que a tendência seja para continuar durante algum tempo.

Há muito tempo que a taxas euribor encontravam-se a negativo, mas estamos a olhar, teoricamente, para o fim desta era, onde foi muito positiva para quem a conseguiu aproveitar. Agora, é hora de dar cordas à bolsa e estar ciente do impacto que a euribor irá trazer.

Euribor 12m

A título de exemplo, a Euribor 12m, a mais comum nos créditos habitação, já conseguiu em poucas semanas alcançar metade do valor mínimo que alcançou na história, -0,518%, a 20 de dezembro de 2021. Por isso, nestes contratos a 12 meses, será notório, num curto espaço de tempo, que o Euribor volte novamente ao zero ou, na verdade, a uma taxa positiva. Significa assim um acréscimo relevante no seu crédito habitação.

Alerta do Banco Central Europeu e a subida da inflação

O BCE (Banco Central Europeu) alertou, no inicio do ano, que iriam subir os juros no presente ano, devido à inflação na zona Euro. Por isso, não só a Euribor irá subir como o custo de vida em Portugal poderá ser posto em causa. Aliás, o presidente da república, Marcelo, já veio alertar a população sobre o custo de vida aumentar nos próximos tempos.

Como estar preparado para este impacto?

Infelizmente não há muito por onde escapar ao aumento da Euribor em Portugal e a possível subida do custo de vida a curto prazo no país. Na verdade, já estamos a sentir na pele com o aumento dos preços dos combustíveis, gás natural, eletricidade, bens essenciais, supermercado. E, agora, para piorar a situação, um possível aumento do crédito habitação, o que irá aumentar mais uma despesa mensal no orçamento familiar.

Assim sendo, a preparação deve ser feita com a criação de um orçamento mensal para equilibrar os seus ganhos e gastos, reduzindo as despesas que sejam possíveis para estar pronto para este aumento que será impossível de contrariar. Por isso, é necessário precaver e prevenir antes que seja necessário reagir a um descalabre financeiro.

Faça simulações para o seu futuro

A subida do seu crédito habitação e das despesas mensais irão subir, mas não sabe como estar preparado para isso. A melhor forma é realizar simulações onde aumenta os valores da sua prestação mensal e verificar assim se as despesas são suportáveis ou se necessita de criar mudanças para reduzir o encargo mensal.

Se olha para o futuro com medo de entrar em incumprimento devido ao aumento gradual do seu crédito habitação, antecipe-se e fale com o seu banco, em prol de encontrar uma solução! Mesmo que o seu banco não aceite, pode tentar encontrar outro banco com uma proposta superior, com redução do spread, por exemplo, desde que sejam suportados os custos de transferência.

Como é calculada a Euribor e que impacto tem no crédito habitação?

A Euribor é uma taxa referência que reflete à taxa estimada que os bancos da UE cobrariam por fornecer o dinheiro entre si sem garantias, calculando com base em vários exemplos reais reportados por um painel alargado de bancos que realizam operações regulares nos mercados monetários europeus

Em suma, a Euribor é um dos principais indicadores em Portugal para os créditos habitação. Por isso, é uma taxa que é calculada diariamente para diferentes prazos, desde semana, mês, ano. Nos últimos anos, para créditos de taxa variável, os consumidores usufruíam de vantagens perante as descidas, mas a subida repentina irá agora criar um impacto negativo.