Literacia financeira: Como a podemos melhorar?

Escrito por:

Diogo Cardoso
literacia financeira, como melhorar?

Nos planos curriculares das escolas não existe uma abordagem à literacia financeira, sendo Portugal um dos países com pior classificação nesta categoria. Mas, afinal, o que é a literacia financeira?

A resposta será dada e fundamentada ao longo deste artigo!

O que é a literacia financeira?

A capacidade ou compreensão de tomar a melhor decisão do seu salário, ou da sua vida financeira. A literacia financeira passa por aprender a tomar decisões com o dinheiro da forma correta, com os deveres como cidadão quando entra no mundo do trabalho, como o IRS, entre outros fatores importantes.

Desenvolver estratégias de poupança, melhorar o fluxo do dinheiro da família ou o acesso responsável a créditos são, em parte, o conceito da literacia financeira, algo que não é ensinado nas escolas, mas que, em algum momento da vida, passa a ser uma realidade.

Qual a sua importância?

A importância da literacia financeira passa por deixar qualquer jovem ou adulto pronto para as responsabilidades que terá de assumir em algum momento da sua vida, estando assim pronto para tomar as melhores decisões e não colocar o seu bem-estar e/ou dinheiro em risco.

Por algum motivo Portugal surgiu em 2020 na última posição dos países europeus quando se fala em literacia financeira, existindo um lapso elevado no país no que toca ao investimento curricular dos jovens. Infelizmente é algo que ainda não é ensinado nas escolas, acabando por não existir um investimento exemplar.

Literacia financeira não é apenas para investidores

Embora o conhecimento seja visto como literacia financeira para os investidores, a verdade é que esta literacia não serve só para quem procura estas áreas. Afinal, falamos de algo básico e que a competência deveria existir para todos, para existir uma gestão de finanças de forma saudável e plausível.

Exemplos práticos de falta de literacia financeira em Portugal

A falta de conhecimento leva a muitas pessoas acharem o errado sobre setores de finanças, como são os investimentos. Ainda que cada vez mais as pessoas procurem ter conhecimento, uma parte da população portuguesa acha que os investimentos são uma mentira ou que só é possível para ricos, a título de exemplo.

O conhecimento básico acaba por não existir, culpa da falta de ensino, mas muitas pessoas não têm conhecimento do que é a inflação, as taxas de juros, o PIB, juros compostos, entre outros dados diariamente abordados na televisão.

Inflação

Nos últimos meses, tendo dado início a notícias diárias ainda em 2022, a inflação é um tema muito abordado em Portugal, mas que muitas pessoas não entendem o que é, em que se baseia. Tem-se assistido a um menor poder de compra por parte dos portugueses, sendo sinónimo de uma subida de inflação, sendo agora um tema já entendido, de certa forma, mas que em tempos se pensava que só economistas podiam abordar o tema.

Taxas de juros

Os juros ou taxas de juros também têm sofrido diversas alterações nos últimos tempos e têm acabado por mexer nos créditos habitação, criando só assim mais interesse pelo consumidor. Todavia, assume-se muitas vezes que os créditos ficam mais caros por conta do Governo português, algo que não reflete a realidade.

Dinheiro parado no banco ou por baixo do colchão

Dificilmente não se conhece uma pessoa que sempre colocou as suas poupanças por baixo do colchão ou no banco de forma natural, sem existir qualquer possibilidade do dinheiro render. Achando que o dinheiro parado é uma poupança, a falta de literacia financeira demonstra que não há conhecimento que a subida da inflação tirará poder de compra a esse dinheiro.

Embora investir seja algo que necessite de conhecimento, a verdade é que o dinheiro parado não irá trazer riqueza, pois a curto prazo, esse dinheiro perderá todo o seu valor. Infelizmente é algo que não entra na cabeça de qualquer pessoa, demonstrando assim o motivo de existir falta de literacia.

O aumento dos salários, a criação de poupanças e investimentos são algo necessário para acompanhar a subida da inflação existente mundialmente que, caso não existisse, ficaríamos sempre mais pobres.

Como melhorar a literacia financeira?

Não é necessário voltar aos tempos de escola para amarrar nos livros e pensar como pode melhorar a sua literacia financeira. Na verdade, basta estar aberto à receção de informação que lhe é desconhecida e procurar por informação necessária para melhorar todos os seus aspetos financeiros.

É possível encontrar na internet, incluindo no nosso website, várias estratégias de investimento ou poupança, criando-se assim uma melhor gestão. Uma boa literacia financeira não é sinónimo de investimento, mas sim de conhecimento. Assim, ter conhecimento de todos os números e interesses dentro das finanças só será um benefício para si.

Ao melhorar a literacia financeira poderá: