Marcar consulta no SNS: Já não precisa de sair de casa!

marcar consulta

Durante muitos anos os utentes madrugavam nos centros de saúde para conseguir marcar consulta com o seu médico. Porém, a espera acabou e existe uma forma muito simples, cómoda e eficaz para chegar até ao seu médico sem precisar de filas.

Neste artigo vamos explicar como pode marcar uma consulta no Sistema Nacional de Saúde sem precisar de muito, apenas os seus dados!

eAgenda

Esta é a plataforma criada para que seja possível realizar a marcação de consultas no SNS (Sistema Nacional de Saúde) – centros de saúde e unidades de saúde familiar. O serviço eAgenda funciona exclusivamente online e pode ser utilizado 24 horas por dia, através da Área do Cidadão no Portal SNS.

Que tipos de consulta podem ser marcadas na plataforma?

  • Saúde adultos;
  • Recurso/reforço;
  • Planeamento familiar;
  • Saúde materna;
  • Saúde infantil.

Estas são as consultas que podem ser marcadas online, com o objetivo de chegar a todos os utentes que não necessitem de uma consulta urgente nem imediato. Nesse caso, necessita sempre de se dirigir a um centro de saúde ou a um serviço de urgências. Além das consultas citadas, deve saber que os horários são ficam disponíveis a partir do 5.º dia útil, contando da data da marcação.

Salientando que, qualquer tipo de consulta deve fazer-se acompanhar dos seus exames mais recentes, medicação que esteja a fazer e mais dados que possam ser fundamentais.

Outras funcionalidades do Portal SNS

A plataforma não se limita ao agendamento das consultas mencionadas anteriormente, mas sim para acesso a um leque de funcionalidades, das quais:

  • Consulta de receitas médicas
  • Renovação de medicação
  • Boletim de vacinas
  • Certificado vacinação Covid-19
  • Histórico de saúde
  • Isenção de taxas moderadoras
  • Declarações de presença
  • Certificado de incapacidade temporária

Fique a saber que o Portal SNS também já chegou aos dispositivos móveis, onde pode usufruir de tudo que foi citado anteriormente, do qual a aplicação é muito usada por conta do certificado de vacina do Covid-19.

Como marcar consulta online?

Após entender o que pode usufruir através deste serviço, deve saber como usufruir do mesmo. Então, primeiramente terá de se registar no Portal do SNS e aceder ao eAgenda para realizar a marcação da sua consulta.

Porém, para ter acesso à área do cidadão e respetivas marcações terá de ter ao dispor:

  • Número de utente;
  • Chave móvel ou leitor de cartões, cartão de cidadão e respetivo PIN.

Marcar consulta: Passo a passo

Para realizar a marcação de uma consulta o processo é simples e pode ser realizado pelo próprio utente, membro do agregado familiar ou um amigo. Assim sendo, para marcar consulta tem de seguir os próximos passos:

  1. Aceder ao Portal do SNS;
  2. Entrar na “Área de Cidadão”;
  3. Realizar o registo (caso não tenha feito), através da chave móvel ou do cartão de cidadão;
  4. Clicar em “Consultas, Receitas e Exames”, seguido de “Marcações”;
  5. Se a consulta for para si, clique em “Marcar Consulta”, mas se for para um familiar, deve indicar os dados do mesmo para proceder à marcação da consulta;
  6. Escolher o tipo de consulta desejada e se pretende o primeiro horário disponível ou escolher um período em concreto, tendo várias vagas ao dispor, por norma.
  7. Para finalizar deve confirmar os dados e preencher a verificação necessária, concluindo ao clicar em “Marcar Consulta”.

Após estes passos citados anteriormente, o pedido de marcação ficará pedido, recebendo uma mensagem de submissão e, posteriormente, irá receber um SMS ou email a confirmar. Nessa confirmação, constará a data, hora e o médico que realizará a consulta.

Marcar consulta online

Qual o custo para marcar consulta online?

A marcação de uma consulta através da plataforma é gratuita. Todavia, em caso de não estar isento ou dispensado das taxas moderadoras (varia consoante o seu salário e outros fatores), no dia da consulta irá pagar o custo associado à mesma, mas não pagará nada por marcar consulta online.

Partilhe este artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments