Não se antevê momentos fáceis para o futuro próximo em Portugal, onde existem várias dificuldades financeiras nas famílias. E, olhando para a realidade de muitas pessoas, acabam por ter gastos indesejáveis e fora dos planos por não existir um controlo financeiro. Por isso mesmo, colocamos neste artigo as melhores apps no que toca a finanças, em prol de ter conhecimento de onde é utilizado cada euro dos seus ganhos.
Esta é a melhor solução para confrontar a realidade e conseguir poupar no seu dia a dia, pois a falta de cuidado em gerir o salário é bastante comum. Por isso, encontra aqui as melhores apps para dispositivos móveis, sendo eles Android e iOS e que terão, rapidamente, um impacto positivo na sua carteira.
1. YNAB (You Need A Budget)
É, provavelmente, umas das melhores apps para ajudar nas finanças pessoais. Assim sendo, o objetivo da aplicação YNAB é criar orçamentos para ter mensalmente os mesmos gastos e sem fugir aos seus rendimentos.
Contudo, a empresa fornece vários guias e dicas para conseguir também criar orçamentos para algo que mais deseja, como umas férias. É, de facto, uma aplicação muito forte e que ajuda a ter forma de solucionar todos os euros que ganha.
O aspeto menos positivo acaba por ser o seu valor, não sendo recetível a qualquer pessoa. Ainda assim, compensa bastante o seu uso e que, a longo prazo, o investimento acaba por ter retorno, tornando-se assim das melhores apps do mercado.
2. Boonzi das melhores apps e portuguesa
A Boonzi é também uma das melhores apps para controlar as finanças, por vários fatores. Além de ser uma aplicação criada 100% por portugueses, tem várias características positivas.
Uma equipa portuguesa estruturou de uma forma excelente uma aplicação para ter controlo em tudo. Transições, orçamentos, várias contas bancárias, à ordem ou de poupança. De facto, tem um leque alargado de opções e está interligada numa cloud, que pode ser usada também no computador.
Assim sendo, destaca-se entre todas as aplicações por ter uma referência nacional. A Boonzi tem vários planos para os utilizadores, desde o pack gratuito a pack premium. Para ver o funcionamento da mesma, nada melhor do que aceder ao website oficial da mesma.
3. Mobills
Uma aplicação gratuita (tem versão premium com regalias) que ajuda a controlar as finanças. Na mesma, os utilizadores conseguem criar metas para os seus ganhos mensais e controlar todas as receitas ao longo do tempo. Assim sendo, poderá criar metas financeiras, ajudas com investimentos e ter ainda relatórios mensais dos gastos realizados. De realçar ainda que é possível criar orçamentos mensais, onde despesas fixas podem ser automaticamente realizadas pela app.
4. Mint
Considerada pela Wired, Digital Trends e CNET como umas das melhores apps de finanças pessoais, a mesma é gratuita. Além disso, a aplicação permite acompanhar o dinheiro das contas bancárias em tempo real, mas também registar os gastos e impulsionar ao controlo das compras que faz. Todavia, o destaque vai para a pontuação obtida para os seus créditos gratuitamente, para conseguir visar a uma melhoria da qualidade de crédito.
Além disso, em caso de fraude de identidade, a aplicação avisa-o rapidamente e, em caso de estar a gastar mais do que realmente pode, recebe notificações da mesma. Todavia, também é possível colocar gastos associados a cartões de crédito, PPR e empréstimos.
5. Toshl Finance
Disponível em português, a Toshl Finance é uma aplicação que se destaca na sua intuição, facilidade de uso e flexibilidade pedagógica. Contudo, deve-se tudo isso ao leque alargado disponível de tutoriais para levar os utilizadores a se sentirem cómodos na utilização.
Assim sendo, na Toshl, poderá introduzir e monitorizar todas as suas contas bancárias, sejam a dinheiro ou a crédito. Já com os seus rendimentos a aplicação facilita na criação de orçamentos para estar sempre a par dos gastos e, em simultâneo, separar dinheiro para objetivos que tenha para traçar em 2023.
Destaque ainda para a possibilidade de escolher o dia que para é o início ao mês, ou seja, o dia que recebe o seu salário. A título de exemplo, pode iniciar o mês ao dia 8.
Artigo atualizado em janeiro de 2023.