Poupar nas telecomunicações é possível? Sim, aprenda como!

Escrito por:

Diogo Cardoso
poupar nas telecomunicações

Durante vários anos a oferta era pouca, mas tudo mudou! Poupar nas telecomunicações é agora possível, sendo simples a mudança e há solução para poupar dinheiro. Vamos aprender como!

É possível poupar todos os meses com a escolha certa

Sim, é possível poupar todos os meses se fizer a escolha certa do operador que lhe irá fornecer as telecomunicações. Durante vários anos a oferta era pouca em Portugal, mas com diversas operadoras hoje disponíveis, a poupança está cada vez mais fácil e simples.

Sabemos que existem muitas pessoas que gostam de ser fiéis à marca ou entraram no comodismo de, aqui nunca tive problemas. Porém, o comodismo e o receio da mudança poderá ser o pé no travão na hora de poupar nas telecomunicações.

Vamos deixar isso para trás? Saiba o que pode fazer para poupar dinheiro todos os meses:

Procure o que realmente precisa nas telecomunicações

Um dos grandes problemas que se enfrenta na hora de poupar nas telecomunicações é a falta de capacidade de dizer que não, não quer um serviço extra ou com mais ofertas do que aquelas que precisa. Se só precisa de internet, não aceite pacotes que oferecem internet+tv+telemóvel. Afinal, apenas precisa de internet e é o que tem de contratar.

Contratar apenas o necessário para poupar nas telecomunicações

Poderá poupar nas telecomunicações se contratar apenas os serviços que precise. Embora muitas operadoras afirmem que só vendem serviços em pacote, não tenha medo, há quem venda apenas o que pretende. Neste caso, a poupança mensal pode ser superior a 30 euros.

Quantos menos serviços, menos irá pagar! E, se não tem a necessidade de ter todos os serviços, não os contrate, por mais que lhe digam que irá poupar.

Fidelização é sinónimo de poupança? Poderá ser uma opção!

Não apelamos à fidelização de qualquer serviço, mas a verdade é que na fidelização poderá poupar algum dinheiro. Infelizmente as leis não são concretas em Portugal e a operadora pode oferecer um serviço com ou sem fidelização, mas sabemos que no caso de um serviço sem fidelização, os valores podem disparar de forma catastrófica.

Neste ponto não podemos escapar, só a fidelização irá fazer poupar nas telecomunicações. E, embora 24 meses possa parecer muito em termos de tempo, é também muito em termos de poupança. Além de ter um valor mensal inferior, não irá também pagar os custos de instalação.

Compare preços e condições das operadoras disponíveis

Perante a realidade da sua zona, nem todas as operadoras estarão disponíveis para si, à partida. Perante isso, conheça todas as operadoras com a possibilidade de lhe oferecerem um serviço e compare o preço dos mesmos serviços. Deve analisar o número de canais, a velocidade da internet, os serviços que oferecem e o tempo de fidelização.

Bónus: Poderá mesmo dizer às operadoras que tem uma proposta da concorrência, podendo esta ser a chave para condições mais atraentes e ter aqui uma forma de poupar dinheiro.

Fique atento aos serviços extra, ofertas e às promoções

Tem Netflix, Amazon Prime, HBO ou outra plataforma de streaming nas suas despesas mensais? Se sim, tenha atenção aos detalhes das operadoras, pois muitas oferecem, hoje em dia, a possibilidade de usufruir desses serviços de forma gratuita, o que poderá, neste caso, representar uma poupança para si.

Os serviços extra podem ser assim uma forma de poupar nas telecomunicações, mas é necessário ter atenção aos detalhes: se é durante o contrato, apenas alguns meses, entre outros.

Perante isso, aproveite para pedir todas as promoções e ofertas em vigor, pois poderá aproveitar os descontos mensais da fatura durante a fidelização, oferta de serviços, oferta das primeiras mensalidades ou outras promoções em vigor no momento.

Tenha atenção à sua utilização e gastos

Um dos grandes problemas que enfrenta na hora de poupar nas telecomunicações é não ter conhecimento do motivo da sua fatura ser tão cara. Será que não está a utilizar mais serviços do que aqueles que contratou inicialmente?

Canais premium (como canais de desporto), tarifários de telemóvel, cobrança de chamadas, entre outros, podem ser um sinal de que precisa de redefinir e alterar o seu tarifário e não alterar propriamente de operadora de telecomunicação.

Por isso, pegue na sua fatura mensal e perceba onde poderá poupar nas telecomunicações. Se não souber interpretar, peça ajuda a um familiar!

Poupar nas telecomunicações com simulações

Acha que consegue poupar nas telecomunicações ao mudar de operadora ou alterando o seu tarifário? Pois bem, nem sempre é uma realidade, dependendo de vários fatores. E, perante isso, as simulações são o melhor aliado para começar a poupar nas faturas mensais.

Assim sendo, antes de qualquer mudança, coloque em prática os pontos já frisados e simule com as operadoras os seguintes pontos:

  1. Analise os seus gastos e tarifários em vigor
  2. Compare o preço praticado pelas operadoras disponíveis na sua zona
  3. Contrate apenas os serviços necessários
  4. Opte por um serviço com fidelização se pensa utilizar a longo prazo
  5. Verifique as ofertas, promoções e serviços extra
  6. Mude!