É possível saber se tem seguro pela matrícula?

saber se tem seguro pela matrícula

Infelizmente é decorrente nas estradas portuguesas surgirem vários veículos sem seguro. Todavia, já é possível sabe se tem seguro pela matrícula em caso de fuga num possível acidente ou alguma necessidade para tal, como um veículo abandonado.

Preocupações para saber se tem seguro pela matrícula

Não só para acidentes de viação saber se tem seguro pela matrícula pode ser uma ajuda tremenda para resolver um problema. A título de exemplo, um carro estacionado há mais tempo do que é a lei num local ou a aparência de abandono podem ser momentos em que necessite de se saber se há seguro ativo no veículo em questão.

Porém, também é comum existirem acidentes automóveis e um dos progenitores do mesmo fugir. Ao saber se tem seguro pela matrícula poderá perceber logo o motivo da fuga. E, aí, terá que usar o Fundo de Garantia Automóvel para salvaguardar os danos criados.

Como saber se tem seguro pela matrícula

Através da ASF pode verificar os veículos que precisar para saber se existe um seguro ativo. Para isso, basta aceder ao website (aqui) e seguir os passos necessários, sendo eles:

  • Colocar a matrícula no primeiro campo;
  • Inserir a data do dia que realizar essa procura.

O resultado dessa pesquisa irá indicar, em caso de existir um seguro ativo, qual é a seguradora do veículo em questão, a data do início do seguro, a data para terminar e a devida apólice junto da seguradora. Caso o veículo não tenha seguro, o mesmo irá dar esse resultado.

Ler também: Guia completo de como e onde investir

Qual a importância de ter conhecimento se há ou não seguro em dia

Mesmo não existindo um acidente de viação, a verdade é que saber se tem seguro pela matrícula pode ajudar a resolver problemas do dia a dia. Na verdade, pode mesmo encontrar um carro abandonado por furto quando menos pensa. Desconfiar de viaturas estacionadas há várias semanas no mesmo local pode levar a encontrar um veículo que tenha sido furtado. E, cada vez mais, é algo comum em Portugal, os roubos de viaturas.

Além disso, ao saber se tem seguro pela matrícula num acidente pode levar a saber de antemão que o acidente se pode tornar num problema maior, sendo desde logo recomendável chamar as forças de segurança ao local.

A compra de um veículo

Decorrendo a um stand automóvel de confiança irá, na teoria, encontrar um carro que possa ser analisado de forma total, em busca de problemas que já devem ter sido corrigidos pelo dono do mesmo. Contudo, quando se decorre à compra de um veículo particular, nem tudo, por norma, é verdade sobre o veículo Ao saber se tem seguro pela matrícula conseguirá entender há quanto tempo o carro está parado ou, também, perceber se o veículo andava sem seguro, o que pode colocar em causa a credibilidade do vendedor.

Com a matrícula em mão e seguro em dia é possível, através de alguns gestores de seguros, perceber quantos acidentes teve o veículo que lhe interessa comprar, de modo a perceber se existiu algum acidente que possa comprometer a estabilidade do carro em si.

Fundo de Garantia Automóvel

Saber se tem seguro pela matrícula assegura-o desde logo se terá ou não de ir ao encontro do Fundo de Garantia Automóvel, uma entidade que zela pelos veículos com seguro e que os protege, em valores bem altos, de uma possível perda total se não existir consenso do outro condutor.

Quando tem direito a indemnização

As indemnizações regem-se pelos capitais mínimos de seguro, ou seja, atualmente podem atingir 1.220.000€ no caso de danos materiais, ou um máximo de 6.070.000€ para indemnizações de danos corporais.

Em caso de danos materiais, quando:

  • O responsável pelo acidente é conhecido, mas não tem seguro automóvel;
  • Não se conhece a identificação do condutor, mas o veículo responsável pelo sinistro foi abandonado no local do acidente, não tendo seguro válido e a polícia confirmou o abandono.

Caso os danos sejam corporais, tem direito quando:

  • Não se conhece o responsável pelo acidente ou este não tem o seguro automóvel válido;
  • A seguradora do culpado está insolvente.
Partilhe este artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments