Saiba o que é uma ETF e como investir: Guia de ajuda

Escrito por:

Diogo Cardoso
etf

Se deseja investir em ações de modo simplificado e com facilidade, o investimento em ETF (Exchange Traded Funds) está a ganhar espaço e pode ser uma boa opção para si. Neste artigo, abordamos um pouco do tema e como deve investir no mesmo.

O que é ETF?

Bem, vale realçar que uma ETF (Exchange Traded Fund) nada mais é do que um fundo de investimentos, negociável na bolsa de valores. Investir na bolsa de valores pode parecer arriscado para algumas pessoas, e a ETF vem justamente para trazer uma diversificação de investimento, com boas rentabilidades, mas sem muitos riscos.

Também conhecida como fundo de índices, ela segue como referência algum índice da bolsa, como o S&P500, ou índice de ações da bolsa de valores de Londres.

Em temos eram pouco conhecidas em Portugal, mas começam a surgir mais interesse pela sua diversidade, mas também por ser um investimento que alastra a vários setores e classes de ativos.

Como funcionam?

O funcionamento de uma ETF é bastante simples. Neste caso, o investidor irá comprar uma cota na bolsa de valores, mas não sendo uma ação. Vamos a um exemplo simples:

Assim sendo, o mesmo irá aceder à plataforma onde quer fazer o investimento, onde usamos, a título de exemplo, a plataforma da DEGIRO. A partir daqui, poderá procurar pelo ETF em questão de duas formas, através do seu nome ou do ticker do mesmo, caso tenha conhecimento.

Encontrando o mesmo irá surgir o valor do ETF e qual a quantidade do mesmo. Agora, bastava realizar a compra do produto caso o mercado esteja aberto ou deixar para que o mesmo realize o processo na abertura do mesmo, existindo a possibilidade do valor alterar.

O funcionamento a partir daqui é simples:

Para entender a diferença, falamos seguidamente.   

Vantagens e Desvantagens

Como o ETF reflete o índice das empresas, ao terem um bom rendimento é possível que os investidores lucrem com o bom desempenho destas, veja abaixo uma lista de vantagens e desvantagens de investir neste tipo de opção: 

VANTAGENSDESVANTAGENS
Diversificação de investimentos, com apenas uma ordem de compra adquire diversos ativos.Possui renda variável, com risco de prejuízo. 
Possibilidade de acompanhar os rendimentos do mercado. Não há autonomia nas decisões, pois as decisões são tomadas pelo gestor das cotas. 
Possibilidade de acompanhar o mercado, montando uma carteira atrativa com um custo menor, devido a diversidade de ativos.Como se trata de um fundo de índice não apresenta uma rentabilidade acima do benchmark. 
Acesso a amplos mercados, além de liquidez, com a possibilidade de comprar e vender a qualquer momento. Não possui dividendos, assim não é possível receber uma renda periódica.
Riscos menores, devido a diversificação. Não oferece isenção no Imposto de Renda, isso porque, fundo de índices têm sempre uma taxa de 15% sobre o lucro que for obtido.
Facilidade de entrada no mercado para pessoas com pouca experiência, pois as cotas são administradas por especialistas. Em caso de valorização ou desvalorização as consequências advindas disto é representada pela participação do investidor na cota, o seu lucro ou a sua perda será proporcional à sua cota. 

Como investir em ETFs

Antes de tudo, se você se interessou e deseja investir em uma ETF, saiba que para isso primeiro deverá ter uma conta numa corretora de investimentos. Então, em Portugal existe uma variedade de corretoras e pode escolher aquela que melhor se encaixa no seu perfil. Uma dica para escolher uma boa corretora é avaliar se ela oferece uma variedade de opções de investimento, uma plataforma de qualidade e os custos da operação. A título de exemplo, maioria dos investidores em Portugal preferem usar a Degiro.

Realizado o passo acima, basta acessar o home corretor, selecionar a ETF que deseja investir, verificar a quantidade de cotas que deseja adquirir, o preço das cotas aparecerá no ecrã, se estiver tudo correto, basta finalizar a compra e uma ordem de serviço será emitida. Confirmada a ordem de compra, será o mais novo cotista de uma ETF. 

Vale salientar, que ao escolher uma ETF para investimento, o investidor deve estar atento a alguns fatores, como o quanto pretende arriscar. Assim, antes de realizar a compra de um ETF solicite à corretora um relatório de análise das ETFs disponíveis, e faça uma avaliação de risco quanto ao seu próprio perfil de investimento. 

Tipos de ETFs

A diversificação é grande, vale mencionar algumas como, por exemplo, a de renda variável e a de renda fixa. Vejamos: 

Quais os custos de investir em ETFs?

Antes de investir, deve analisar os custos de transação. De antemão, uma das facilidades apresentadas pelo investimento é justamente o baixo custo do investimento, sendo possível negociar até mesmo uma única cota de ETF de renda variável. Além disso, nos custos inerentes à transação, ela possui algumas taxas, vejamos:

Vale a pena investir em ETFs?

Assim sendo, sim, além da diversificação ao investir, é um modelo ideal para quem é novo no universo do investimento. E, por possuir uma diversidade de ações a hipótese de obter um bom rendimento são maiores. Além disso, o seu risco é menor se comparada ao investimento em ações, possuindo a possibilidade de comprar e vender rapidamente. 

Dessa forma, agora que entendeu um pouco mais sobre ETFs, pesquise sobre elas antes de investir, e de preferência solicite à corretora um relatório sobre a melhor maneira de investimento segundo o seu perfil de risco.

Ler também: O perigo das criptomoedas pouco abordado em Portugal