Seguro de saúde: Como analisar qual o melhor para si

seguro de saúde

O seguro de saúde começa a ser um investimento a curto e longo prazo para as famílias. E, cada vez, a procura pelo mesmo aumenta face à pandemia que não quer largar o mundo. Fruto do colapso do Sistema Nacional de Saúde as famílias protegem-se da melhor possível. Assim sendo, vamos abordar neste artigo vários fatores que deve ter em conta quando procura um seguro de saúde.

A proteção da família no seguro de saúde

Antes de mais, é preciso realçar que um seguro de saúde não é limitado a uma pessoa só. Na verdade, maioria dos seguros atualmente no mercado protegem o agregado familiar por completo, com um valor mensal que justifica o investimento. Porém, é preciso analisar se cada proposta, para perceber se a família é de todo protegida.

O melhor seguro de saúde varia na sua finalidade

Assim sendo, a procura por um seguro de saúde tem que ser visto perante a finalidade do qual irá utilizar o mesmo. E, existem vários fatores a ter em conta, tais como:

  • Proteção do agregado familiar
  • Valores de franquias, se existirem
  • Valor total na hospitalização
  • Orçamento para ambulatório
  • Fisioterapia
  • Psicologia e/ou Psiquiatria
  • Proteção para grávidas
  • Entre outros

Seja como for, estes são os fatores de prioridade aquando da procura de um seguro de saúde. Do mesmo modo, pode ser necessário olhar para outras mais-valias, tais como descontos em oculista, dentista, próteses e afins. Além do mencionado, na verdade, é preciso ter em conta se inclui fatores de exclusão, tais como idade, doenças preexistentes e períodos de carência.

Na verdade, ao contrário de um plano de saúde, os seguros têm períodos de carência para a utilização de certas finalidades. A título de exemplo, para utilização do ambulatório é necessário um período de carência de 90 dias.

Principais vantagens num seguro de saúde

Assim sendo, há vantagens ao adquirir um seguro de saúde, dos quais não podem ser ignorados, pois, na verdade, só temos direito a uma saúde e nunca, em momento algum, devemos ignorar o que o corpo nos quer transmitir. Posto isso, citamos assim as principais vantagens ao contratar um seguro:

Consultas a curto prazo sem temos de espera

O Sistema Nacional de Saúde sempre teve problemas em conseguir atender os utentes em tempo reduzido. Contudo, com um seguro irá ter regalias numa clínica ou hospital privado, do qual consegue marcar consultas rapidamente, sem tempos de espera alargados. A título de exemplo, em Lisboa o tempo médio para uma consulta de cardiologia é de 55 dias.

Coberturas que reduzem pagamentos

Antes de mais, é necessário escolher o serviço ideal para ter redução de custos. Primeiramente deve optar por um seguro que lhe dê garantias de excelentes coberturas, tais como em: exames, consultas, ambulatório, hospitalização, parto, estomatologia. Na verdade, quando está dentro de um seguro apenas paga uma percentagem do que foi mencionado, estando na cobertura contratada. Uma consulta de cardiologia normal é considerada ambulatório, onde paga apenas 10% da consulta. Contudo, os exames são taxados de forma diferente, onde as percentagens variam consoante a categoria de exame. Porém, o maior encargo é, na verdade, numa ressonância magnética.

Grande rede de serviços

Todavia, outra grande vantagem é o leque alargado da rede de prestadores que um seguro de saúde tem espalhado por todo o país. Porém, verificar se existe uma rede aceitável na sua cidade de residência é um fator de análise importante.

Ler também: Pensões: O que muda a partir de 2022?

Como escolher o melhor seguro

Na verdade, um seguro de saúde é maioria das vezes uma vantagem para qualquer família. Porém, os seguros de saúde não oferecem as mesmas condições. Pois, se assim fosse, não existiram inúmeras empresas a fornecer o serviço. Posto isso, é necessário ter alguns cuidados ao adquirir um seguro de saúde, como já falado anteriormente.

Assim sendo, podemos concluir que para adquirir o melhor seguro de saúde é necessário comparar os mesmos entre empresas e olhar para o que cada uma das empresas oferece. Na verdade, é possível agora verificar as ofertas a partir dos websites de quem oferece tal serviço e perceber todas as diferenças entre os concorrentes. Contudo, nada melhor do que analisar, comparar e não hesitar em tirar primeiramente todas as dúvidas que possam surgir.

Uma necessidade familiar

É necessário perceber quais são as suas necessidades e as da sua família na procura de um seguro de saúde e perceber se os valores são compensatórios quando se paga mais ou menos. Todavia, é importante ter em conta as franquias. Pois, na verdade, nem todas as empresas o exigem, mas que é um fator importante em prol da mudança da mensalidade.

Todavia, é necessário optar por uma entidade que lhe transmita confiança, pois, de facto, falamos de algo importantíssimo, a nossa saúde. A recomendação de quem tem um seguro é sempre uma boa forma, contudo nem sempre temos conhecimento de alguém que passe pelo mesmo.

O seguro de saúde pensado em si

O seguro de saúde só o leitor conseguirá entender qual o melhor para si, mas podemos ajudá-lo através do artigo «Qual o melhor seguro de saúde em Portugal?». Se já tem a sua ideia, aproveite para analisar os preços no nosso parceiro, onde será tratado por um profissional.

Interessado? Clique aqui, será redirecionado para o nosso parceiro MUDEY.

Partilhe este artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments