Simulador de IMT: A importância na compra de uma habitação

simulador de imt

Na procura por uma habitação é sempre necessário ter todos os encargos existentes em cima da mesa. Com o simulador de IMT saberá quanto é a despesa que irá ser cobrada pelo estado. Mas, também, ficar a par de um encargo, que pode ou não estar isento na compra da sua casa.

Dados para a simulação

Resultado da simulação

IMT
Imposto de selo
Valores complementares
Total a pagar

* O Poupadinhos não se responsabiliza por algum erro que possa surgir no cálculo final.

O que é o IMT?

É o imposto pago sempre que existe alteração de proprietário num imóvel, onde tipicamente se aborda o mesmo na compra ou venda de uma casa. O Imposto Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis é um imposto muito abordado, mas também esquecido na hora de pensar nos encargos de um imóvel.

Perante o valor de aquisição de escritura, imóvel ou valor patrimonial tributário o IMT varia. Neste caso, varia consoante se aplica a taxa a aplicar de 1 a 8%, da finalidade e da localização da mesma, onde ainda existem casos de uma possível isenção do pagamento. Assim sendo, é um dos motivos de ser importante verificar o nosso simulador de IMT.

Isenção de IMT

No caso de se tratar de um imóvel para habitação permanente e se o mesmo estiver avaliado no valor patrimonial tributário ou na sua escritura num valor inferior a 92,407 € o cliente está isento de IMT. Porém, se se tratar de um imóvel oriundo da Região da Madeira ou Açores, até um valor de 115.598,75€ está isento de IMT.

Todavia, existem ainda mais algumas situações onde existe isenção de IMT, sendo elas:

  • Imóveis classificados como património de interesse nacional (domínio público, municipal);
  • Fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional;
  • Imóveis adquiridos por instituições de crédito;
  • Imóveis ou frações para obras de reabilitação;
  • As aquisições de prédios ou parte de prédios rústicos em áreas florestais abrangidas por uma zona de intervenção florestal;
  • Entre outros que poderá verificar no Portal das Finanças.

Para que serve o simulador de IMT?

Em suma, o simulador de IMT serve para perceber se irá ou não ter que pagar IMT na compra do seu novo imóvel ou se está isento do mesmo. Todavia, em caso de não estar isento de IMT, a verdade é que já fica a saber qual o valor que será pago na hora da escritura da sua nova casa e é um valor do qual não pode fugir.

Quando é que temos de o pagar?

O IMT é tipicamente pago na hora de realizar a escritura do seu novo imóvel, onde terá de o pagar antes de realizar a assinatura final. Porém, vale salientar que o IMT não é o único encargo na hora de comprar um imóvel. Por isso, deve passar pelo nosso artigo e perceber quais os outros encargos que irá ter ao adquirir um imóvel, para não ser surpreendido!

Taxas de IMT em Portugal

As taxas de IMT são fixas em Portugal, mas variam consoante o valor, o tipo de imóvel, finalidade e localização. Mas, também são divididas entre Portugal Continental e Ilhas. Assim sendo, vamos fornecer as tabelas para saber as taxas cobradas no país e perceber a diferença entre os mesmos.

Portugal Continental

Simulador IMT PT1

No caso da aquisição de um prédio urbano ou de uma fração autónoma de prédio urbano que se destine exclusivamente a habitação, mas não esteja abrangida na situação anterior, como, por exemplo, uma segunda habitação ou para arrendamento, as taxas devem ser aplicadas segundo a seguinte tabela:

Portugal Continental 2

Região Autónoma da Madeira ou Açores

Madeira ou Açores

Porém, se for uma aquisição de um imóvel para habitação secundária ou para arrendamento, as taxas de IMT são aplicadas da seguinte forma:

Madeira ou Açores 2

Como é realizado o cálculo de IMT?

A fórmula de cálculo do IMT é a seguinte:

IMT = Valor da escritura ou VPT (consoante o maior) x a Taxa a aplicar (marginal) – A Parcela a abater

O cálculo do IMT não é nada complexo se souber exatamente os valores sujeitos a IMT e as taxas que dizem respeito ao valor sujeito a este imposto.

Partilhe este artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments