5 dicas Importantes para poupar no supermercado

poupar no supermercado

Infelizmente vivemos momentos mais apertados perante a crise financeira em Portugal, onde várias famílias já sentem bastante dificuldade no seu poder de compra, tendo que reduzir aos seus gastos mensais, incluindo a alimentação. Olhando para essa realidade, saber como poupar no supermercado pode ser fundamental para aumentar a comida nos nossos armários.

Deixe os seus filhos em casa

Primeiramente, isto não é uma dica. Mas, todos sabemos que levar os filhos para o supermercado é o oposto de dizer que quer poupar no supermercado. É claro que só é possível dar às crianças aquilo que nos é possível. Todavia, muitas vezes por birra acabamos por ceder e, muitas vezes, cria impacto nas contas finais.

Porém, a poupança não é por dar um mimo ao seu filho, mas sim por proporcionar a oportunidade de fazer compras que não eram necessárias, como vamos falar seguidamente.

1 – Faça uma lista de compras antecipadamente

Parece uma velha história de que é funcional, o que acaba por não ser. Mas, a verdade é que é eficaz. Quando o objetivo é poupar no supermercado devemos ter em conta que a prioridade é encher as prateleiras da cozinha com o que realmente necessitamos.

Os supermercados criam as lojas em prol de apelar à compra por impulso. A título de exemplo, maioria das cadeias de hipermercados têm na entrada para a loja zonas sazonais, onde colocam o que lhes interessa vender, muitas vezes nem estão em promoção, mas são épocas que faz sentido, como natal, altura escolar, carnaval, entre outros. E, apelando a isso, todas as prateleiras têm um só sentido, colocar os seus olhos no que lhes é mais relevante e impulsionar à compra.

Exemplo: Sabia que a ordem das prateleiras estão feitas para que os seus olhos se concentrem no que eles realmente querem vender? O que é mais proporcional à venda está sempre colocado nas prateleiras centrais, pois é o local para onde os seus olhos iniciam a procura!

Assim sendo, a lista na mão ou no telemóvel são uma arma secreta para evitar compras por impulso, mas também as compras por julgar que lhe falta o produto, sem realmente faltar.

2 – Veja o preço do quilograma e não o preço final

Um dos maiores erros na hora de poupar no supermercado está no preço, mas não no preço final. Afinal, maioria dos produtos não são vendidos ao quilo, mas sim a X gramas. Porém, maioria das pessoas compara produtos e não olha para a diferença para as gramas, nem o preço ao quilo.

Em suma, deve verificar, principalmente em artigos em promoção, se o preço ao quilo é realmente mais barato comparando com outros produtos disponíveis. Verá, no final, que muitas das promoções continuam com o preço ao quilo mais caro que o mesmo produto de outra marca ao preço normal.

3 – Verifique os folhetos e promoções

Nada melhor do que entrar num hipermercado e ter noção do que é possível comprar em promoção. Todavia, estar a par dos folhetos também podem levar a perceber que outro super ou hipermercado conseguem ter preços mais satisfatórios para aquilo que procura. Ainda assim, o ponto anterior é crucial para que este seja credível na hora de poupar no supermercado.

Atenção aos folhetos e promoções

Na verdade, nem sempre o que surge num folheto é motivo para disparar um alarme de bom preço. De facto, estratégias de marketing apelam a que seja levado a pensar que realmente compensa. Assim sendo, perceba se realmente vale a pena a promoção e compare a outros produtos semelhantes que já tenha comprado ou, na verdade, compare com a concorrência.

De igual forma as promoções podem ser enganosas. Todos sabemos que existem subidas nos preços para simular promoções. Assim sendo, compare no KuantoKusta.

4 – Tenha atenção aos produtos LIGHT e ZERO

Não podemos deixar passar em vão. Na verdade, muitos dos produtos rotulados de zero e light muitas vezes não passam de uma mentira com perna curta. E, para piorar, são sempre produtos mais caros e que, no final das contas, não são benéficos.

A melhor forma de perceber estes produtos é comparar com a versão normal e ver as calorias (kcal) por 100g de produto. Verá, facilmente, que muitos deles acabam até por ter mais calorias. Contudo, nem todos são iguais, mas a verdade é que para serem rotulados como tal cortam nos açúcares, mas aumentam à gordura, o que acaba por não trazer benefícios.

Neste caso, procura-se vantagem na dieta, mas falha, tanto na dieta, como em poupar no supermercado.

5 – Procure marcas brancas e irá poupar no supermercado

Algo muito básico, mas que muitas vezes é esquecido por se julgar que a diferença na confeção do produto é muito diferente. Mas, não se iluda, é tudo igual (maioria), a diferença está no rótulo, ou seja, paga a marca além do produto. Porém, pode haver diferenças que compensem comprar produtos mais caros, mas tenha sempre isso atenção primeiramente.

A poupança em alguns artigos é de cêntimos, mas quando chegamos a alguns géneros de artigos, tais como massas e arroz, as diferenças podem ser bem grandes.

O Básico para poupar no supermercado

Assim sendo, abordamos algumas dicas que podem ser essenciais para colocar o orçamento mais leve nas famílias na hora da ida às compras. Porém, há alguns pormenores que podem, a longo prazo, ter um impacto positivo nas contas e que muitas vezes são esquecidas ou ignoradas e são uma ajuda para poupar no supermercado.

Leve os seus próprios sacos

Pode parecer insignificante, mas causam impacto na conta final e deixa rapidamente de poupar no supermercado. Os sacos disponíveis são cada vez mais caros e as entidades aproveitam-se desse fator para lucrar alguns milhares de euros.

A melhor forma de alcançar a solução, é o aproveitamento total dos sacos, colocando-os na bagagem do carro e levar sempre os mesmos consigo.

Tenha em atenção as validades

Vários produtos têm validades reduzidas e devem ser colocadas de forma correta nas prateleiras para serem consumidas antes que a data seja ultrapassada. Ainda assim, deve rever sempre a validade na hora da compra, pois, é uma forma de conseguir poupar alguns euros. Na sua casa, organize-se!

Reutilize embalagens

Muitas vezes entramos no esquecimento que há várias embalagens que podemos reutilizar, onde acabamos por comprar artigos próprios para conservar alguns produtos. Se compra artigos em vidro, lembre-se que após lavagem correta podem ser utilizados para conservas.

Olhe para o seu frigorífico

Para uma ótima conservação de alimentos e evitar que os mesmos se estraguem, deve optar por organizar o seu frigorífico da melhor forma e perceber como podem e devem estar salvaguardados os seus alimentos. De facto, um frigorífico organizado é meio caminho andado para o não desperdício!

Um frigorifico de qualidade não está apenas no seu certificado energético, mas também na capacidade de conversar da melhor forma os seus produtos.

Apps para ajudar a poupar no supermercado

Além de existirem aplicações para telemóvel que ajudam a organizar as finanças de uma família, surgem cada vez mais aplicações que procuram ajudar na hora de poupar no supermercado, como é o caso da Supersave.

Uma aplicação que pode procurar pelos produtos que pretende e encontrará o local mais barato para o comprar, dentro do leque de entidades que lá estejam presentes.

Poderá também associar-se às aplicações dos hipermercados, onde muitas vezes oferecem promoções interessantes ou descontos, podendo ser importante para poupar no supermercado, de forma imediata.

Artigo atualizado em janeiro de 2023.

Partilhe este artigo
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments