App SNS: A ferramenta útil para fugir das filas

Escrito por:

Diogo Cardoso
app sns

O mundo digital torna-se diariamente uma fonte mais segura e importante na vida dos portugueses. O Serviço Nacional de Saúde quis estar lado a lado com a inovação e criou a App SNS, em busca de suavizar os serviços de saúde, aliviando as filas de espera e dando a oportunidade de recorrer a serviços através do telemóvel.

O que é a App SNS?

O Serviço Nacional de Saúde levou a público a conhecida App SNS, uma aplicação para dispositivos móveis que oferece aos cidadãos portugueses uma forma de aceder a um leque de serviços e informações na área da saúde. A mesma tornou-se mais procurada durante a pandemia, face aos certificados de vacinação.

Para que serve a App SNS?

A App SNS consta de uma vasta gama de serviços disponíveis, servindo de acesso a vários serviços, tais como:

Boletim de VacinasReceitas (Guias de tratamento)
Testamento ViralCartão ADSE
Patologias Exames (Guia de prestação e resultados)
Referenciações clinicasConsulta de medicação habitual
Pedido de renovação da medicaçãoContacto com o seu centro de saúde
Contacto com SNS 24Teleconsulta
Acesso ao portal SNS 24Acesso à aplicação MySNS

Através da App SNS poderá deixar de ir para as longas filas de espera da sua unidade de saúde para marcações, pedido de medicação e outros fatores demorosos, mas agora à distância de um clique.

Como obter a App SNS

O procedimento para obter a aplicação é muito simples, seja para utilizadores Android ou iOS. Para obter a aplicação poderá descarregar a mesma da seguinte forma:

Android – Aceder à PlayStore e pesquisar por SNS24, onde surge a aplicação oficial, bastando instalar, sendo necessário Android com versão 6.0 ou superior;

iOS – Aceder à App Store, procurar por SNS24, escolher a opção correta e instalar, sendo necessário a versão 9.0 ou superior para instalar.

O que é necessário para aceder

Para conseguir utilizar a aplicação terá de ter ao seu dispor a Chave Móvel Digital ou número de utente com telemóvel ou email registado no Registo Nacional de Utentes.

Perguntas Frequentes

Ainda que seja uma aplicação com diversos serviços e informações, é normal que surjam inúmeras questões sobre o que é ou não possível obter. Por isso, juntamos as perguntas mais frequentes para o ajudar. Veja a seguir.

É possível registar na aplicação os seguintes valores: Glicémia, tensão arterial e índice de massa corporal.

Todos os cidadãos que estejam ao dispor do Número de Utente de Saúde e inscritos de forma ativa têm acesso à aplicação de forma total.

A aplicação da SNS não tem qualquer custo associado, sendo possível a transferência e o seu uso de forma gratuita e contínua.

Pode aceder à aplicação SNS a qualquer hora e em qualquer lugar através do seu dispositivo móvel, não sendo sequer necessário o uso de internet para alguns serviços ou informações.

Sim, quer o certificado de vacinas, quer o boletim de vacinas estão de fácil acesso na aplicação, onde com dois cliques fica com o ficheiro disponível no seu dispositivo móvel.

Se quer ter acesso à Chave Móvel Digital para ficar com a solução para várias plataformas de acesso do governo e afins, pode ler o nosso artigo que o ajudará, bastando assim clicar aqui.

Não, a aplicação foi criada para tornar mais fácil aos cidadãos chegarem aos serviços e informações necessárias, mas o website da SNS24 continua a prestar os mesmos serviços, como marcações de consulta. Assim sendo, caso não queira utilizar a App SNS poderá, de igual forma, utilizar a versão para computadores.