Chave móvel digital: O que é e como pedir?

Cada vez mais as plataformas online do governo conseguem afastar os cidadãos das suas lojas, em prol de poupar tempo e recursos, facilitando o acesso a inúmeras tarefas. E, para isso, foi criada a chave móvel digital, onde apenas com o número de telemóvel e um PIN pode entrar em todas plataformas do governo e resolver os seus problemas.

Neste artigo explicamos tudo e explicamos como pedir a chave móvel digital online!

O que é a chave móvel digital?

Para simplificar a vida dos portugueses na resolução de problemas com o governo online, surgiu a Chave Móvel Digital (CMD), uma segura autenticação que permite usufruir de todas as plataformas do governo e até para assinar documentos digitalmente.

Na Chave Móvel Digital é associado um número de telemóvel ao número de identificação e a partir daí vê-se livre do leitor de cartões. É um serviço seguro e usufrui de dois fatores de segurança:

  • Criação de um PIN de quatro dígitos (escolhidos por si);
  • Código de segurança temporário, válido por cada autenticação. Este código é enviado para o número de telemóvel associado em forma de SMS.

Para que serve a chave móvel digital?

A Chave Móvel Digital foi criada, como mencionado, para facilitar a vida dos portugueses, mas também para libertar os serviços públicos. Assim sendo, com esta chave pode:

  • Aceder às plataformas de serviços públicos e até de entidades privadas;
  • Assinar documentos de forma digital

A título de exemplo, através da Chave Móvel Digital poderá fazer as seguintes tarefas:

  • Abrir conta no banco Moey! ou em outros bancos aderentes;
  • Pedir o Registo Criminal;
  • Renovar o cartão de cidadão (se quiser manter a mesma fotografia);
  • Revalidar a carta de condução;
  • Pedir certidões de nascimento, óbito ou casamento;
  • Marcar consultas no centro de saúde;
  • Aceder ao Portal das Finanças;
  • Entre outros.

Como pedir a chave móvel digital?

Pode ser efetuado o pedido de duas formas diferentes, presencial e online. Para realizar o pedido de modo presencial, deve ir até um dos seguintes locais:

  • Loja do cidadão
  • Espaço cidadão
  • Espaço empresa
  • Balcões do IRN

Já online existem duas opções para pedir a Chave Móvel Digital. Sendo elas:

Opção A – Com o NIF e código de acesso aceda ao Portal de Autenticação e clique na opção “através do portal das finanças“. Irá preencher os seus dados e posteriormente receberá uma carta em casa com o seu PIN para começar a usufruir.

Opção B – Terá que ter o seu cartão de cidadão, código PIN do mesmo e um leitor de cartões. A seguir, instale o software do leitor, coloque o mesmo e digite o PIN. Após isso irá receber um SMS com o código de confirmação.

Como usar a chave móvel digital

Agora que sabe como pedir a sua, é hora de entender como pode usufruir da mesma. Utilizando o seu número de telemóvel e o PIN fica ao dispor de se autenticar de forma simples em várias entidades, como citado no artigo. A título de exemplo, poderá verificar o nosso artigo sobre a marcação de consultas online!

Dúvidas frequentes

Existem várias dúvidas frequentes sobre a Chave Móvel Digital, por isso dedicamos esta parte para responder a algumas. De qualquer forma, poderá encontrar todas as respostas através do Portal da Justiça.

A Chave Móvel Digital é segura?

Sim, esta forma de autenticação foi criada pelo governo e tem vários critérios de segurança, da qual podemos estar descansados com esta ferramenta. Face à autenticação precisar de dois fatores para aceder, aumenta ainda mais esta segurança. Além de um PIN será sempre necessário o código enviado para o telemóvel.

Posso associar o meu número a dois registos?

A Chave Móvel Digital só pode ser associada a um número de telemóvel, pois irá necessitar do mesmo para realizar a autenticação. Se não puder associar o seu número, a alternativa passa por usar o seu Cartão de Cidadão para tal.

Ainda não recebi a carta com o PIN temporário, o que fazer?

Se ainda não recebeu a carta com o seu PIN temporário (pode ter que esperar 2 semanas) deve dirigir-se a um balcão de atendimento do Espaço Cidadão e realizar um novo pedido!

Partilhe este artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments