OpenBank vs ActivoBank: Qual a melhor opção?

Escrito por:

Diogo Cardoso
openbank vs activobank

Os portugueses começam a entender que os bancos digitais podem passar por ser a solução do futuro, face às poucas ou nenhumas comissões existentes. Por isso, vamos hoje abordar o Openbank vs Activobank, após já termos abordado o Moey vs Revolut.

Prepare-se para perceber qual o melhor banco digital entre estas duas grandes entidades.

Openbank, o que é?

O Openbank é um banco 100% digital criado em 2019 com o apoio do Grupo Santander. Face a pertencer a um banco europeu, os clientes estão protegidos pela lei europeia 2014/49/EU. Trata-se assim de um banco online com todas as necessidades para o cliente, passando por oferecer vários recurso de forma gratuita.

Através do telemóvel terá ao dispor da aplicação do Openbank, com todas as funcionalidades semelhantes aos bancos tradicionais. Ao contrário da Moey! que tem, como base, atrair os jovens, o Openbank tem um público alargado, tendo como objetivo satisfazer todas as pessoas.

imp?type(img)g(25453856)a(3305091)

ActivoBank, o que é?

Nasceu 1994 em formado banco telefónico, o único em Portugal. Com o crescimento e visando o sucesso da empresa em 2010 criaram um novo conceito, tornando-se assim um banco bastante apelativo. Ainda que seja reconhecido pelo seu banco muito procurado online, o Activobank não é 100% digital, estando espalhado pelo país vários espaços.

Assim sendo, o Activobank tornou-se um banco inovador e com produtos diferenciados, sendo possível encontrar um balcão em Lisboa, Cascais, Porto, Matosinhos, Gaia, Aveiro, Braga, Coimbra e Leiria.

OpenBank vs ActivoBank: qual o motivo de comparação entre os dois bancos

Na falta de informação muitas pessoas acham que o ActivoBank é um banco 100% digital. Contudo, apenas o Openbank, nesta comparação, é um banco que se dedica à exclusividade online.

Todavia, são dois bancos que se destacam no mercado nacional por oferecer qualidade nos seus produtos e serviços e a sua comparação faz sentido perante os valores que existem entre ambas. Por isso, vamos à luta entre Openbank vs Activobank.

Vantagens OpenBank vs ActivoBank

Para iniciar a comparação em busca do melhor banco, oferecemos as principais vantagens entre os dois bancos.

Vantagens OpenBank

imp?type(img)g(25453862)a(3305091)

Vantagens ActivoBank

Desvantagens OpenBank vs ActivoBank

Em prol de entender na totalidade cada banco, há que encontrar as desvantagens de cada uma delas.

Desvantagens OpenBank

Desvantagens ActivoBank

Comparativo Openbank vs ActivoBank

ComparativoOpenBankActivoBank
Abertura de contaGratuitoGratuito
Condições para aberturaNecessário ser maior de idade e residente em Portugal com documentos válidosNecessário ser maior de idade e residente em Portugal com documentos válidos, junto de comprovativo de morada e de situação profissional
Cartão de déditoSem anuidadeSem anuidade
CréditoNão previstoDisponível
Integração com MBWayNãoSim
Transferências5 transferências gratuitas 5 transferências gratuitas
Pagamentos NFCSimSim
Comissão de manutençãoSem comissõesSem comissões na conta simples
LevantamentosLevantamentos gratuitos em Portugal e na zona EuroLevantamentos gratuitos em Portugal e na zona Euro
ObservaçõesConta poupança de boas-vindas acessível imp?type(inv)g(24940524)a(3305091)Apenas a conta simples não tem custos mensais

OpenBank vs ActivoBank: Qual o melhor?

Na luta entre OpenBank vs ActivoBank entendemos que existem algumas diferenças que podem marcar a diferença na decisão final, mas irá depender do que o cliente procura. O OpenBank oferece uma conta à ordem isenta de comissões e valores mínimos de depósito, assim como outro tipo de contas, com depósitos à ordem e diversos tipos de cartões, ou seja, várias soluções disponíveis para os seus novos e atuais clientes.

Já no ActivoBank, que entendemos ser um banco sem complicações, onde não existem taxas nem comissões, a grande vantagem está na possibilidade de encontrar um balcão físico. Além disso, é aderente ao MBWay, algo que é cada vez mais utilizado em Portugal e bastante útil. Contudo, as pessoas que preferem bancos digitais encontram no OpenBank uma excelente alternativa.

Em suma, continuamos a achar que o banco Moey! é também uma excelente alternativa para os portugueses, como poderá ver ao clicar aqui.

Como abrir conta no OpenBank?

Se nesta comparação entre openbank vs activobank a sua escolha vai para o banco 100% digital é hora de aprender como pode abrir a conta rapidamente. O processo demora menos de 10 minutos. Vamos ao que interessa.

Para abrir conta no OpenBank precisa:

Tendo tudo na sua mão, basta aceder ao website do banco, clicar em criar conta e:

Como abrir conta no ActivoBank?

Se pretende uma mistura de qualidade, entre online e balcões físicos, a escolha recaiu de certo para o ActivoBank. De igual forma ao OpenBank, o processo demora menos de 10 minutos.

Para abrir conta no Activobank precisa:

Tendo tudo no seu poder, basta aceder ao website do ActivoBank, clicar em criar conta e seguir os passos exigidos, sendo eles:

Terá que aguardar a confirmação do banco e após ser tudo validado com sucesso, inclusive o valor de depósito, fica ao dispor do seu novo banco.

Artigo atualizado em fevereiro de 2023.