AUTOvoucher: Como aproveitar o benefício de 20 euros?

Escrito por:

Diogo Cardoso
autovoucher

Com o aumento bem alargado do preço dos combustíveis em Portugal, o governo decidiu dar um reforço no programa AUTOvoucher. O apoio já existia para os portugueses, mas passa agora a ser de 20 euros, face aos anteriores 5 euros. Neste artigo vamos abordar o impacto do preço dos combustíveis, mas também como usufruir do programa AUTOvoucher.

O impacto do conflito da Rússia e Ucrânia

Ao que tudo indica, o preço dos combustíveis surge perante o conflito entre a Rússia e Ucrânia, onde os efeitos do mesmo causam impacto no petróleo e todos os países viram-se obrigados a aumentar o preço de todo o combustível.

Durante esta semana os preços foram aumentados em 14,5 cêntimos por litro no gasóleo e ainda 8 cêntimos no litro da gasolina, uma subida muito significativa e que não há memória recente de tal subida. Contudo, tudo indica que a tendência será para os preços voltarem a subir já na semana de 14 de março.

Governo tenta minimizar impacto com o autovoucher

Assim sendo, o governo anunciou medidas extraordinárias perante tal aumento, onde reforçou o autovoucher durante o mês de março. Este reforço surgiu nos finais de 2021 através da plataforma IVAoucher, onde se iniciou com 5 euros e agora a subida chega aos 20 euros.

Após a compra num posto de abastecimento haverá um reembolso atribuído, que faz assim parte deste programa apelado de AUTOvoucher.

Mas, como aproveitar o benefício de 20 euros no Autovoucher?

Primeiramente deve estar ciente que para ter este benefício o seu abastecimento deve ser pago na totalidade através do seu cartão bancária e o abastecimento tem de ser realizado num posto aderente a este programa. Poderá verificar a lista de postos aderentes aqui.

Posteriormente ao abastecimento terá, num prazo máximo de dois dias úteis, o reembolso realizado para a sua conta bancária.

Todavia, para quem já se encontrava inscrito no programa AUTOvoucher e já tinha recebido os cinco euros do programa anterior, relativo ao mês de março, não tem de se preocupar, pois terá na mesma direito a um benefício extra até perfazer os 20 euros.

O registo na plataforma Ivaucher

Para ter direito ao benefício do AUTOvoucher é necessário estar registado na plataforma, que é encontrada aqui. Na verdade, é um passo obrigatório para usufruir do benefício. Após o registo, ficará associado automaticamente a todos os cartões bancárias dos que seja titular, desde que sejam nacionais.

Fique também a saber que, em caso de ter realizado o registo para usufruir dos descontos de restaurante que aconteceu até dezembro de 2021, a mesma consta para este novo programa de 20 euros.

Medidas adicionais do governo para compensar aumento dos preços da energia

O governo quis agir para acalmar os portugueses e, para isso, além do AUTOvoucher o mesmo anunciou outras medidas extraordinárias, sendo elas:

Para estas medidas todas, o Ministro das Finanças falou aos portugueses, onde referiu que “estas são as medidas imediatas no contexto atual em que o Governo está limitado no seu poder legislativo e numa situação de grande incerteza que requer a atuação coordenada da União Europeia, mas mais medidas poderão ter de ser tomadas em função da evolução da situação política internacional e das decisões tomadas na União Europeia”.