Após um primeiro apoio às famílias portuguesas que abrangeu milhões de famílias, o governo lançou um novo apoio extraordinário, mas este não irá ser para o mesmo número de pessoas, estando muito mais limitado. Desta vez é um apoio de 240 euros e será pago neste mês de dezembro, antes do final de ano.
Subida da inflação lança novo apoio do governo
Este ano de 2022 está a terminar de uma forma muito pesada para a carteira dos portugueses, onde se vive uma crise financeira grave e que torna muitas famílias vulneráveis. O governo lançou recentemente o apoio extraordinário de 125 euros, onde abrangeu milhares de famílias. Desta vez, perante os efeitos da inflação e das subidas da Euribor, por exemplo, as famílias mais vulneráveis irão receber um apoio de 240 euros. Mas, quem terá direito?
Apoio de 240 euros aprovado, mas limitado ao número de beneficiários
A medida de apoio já foi aprovada pelo Conselho de Ministros, sendo agora o novo apoio extraordinário que o governo cede aos portugueses neste ano de 2022. Todavia, este apoio de 240 euros é bem distinto, onde não irá ter entregue ao mesmo número de beneficiários, pois limita-se às famílias mais desfavorecidas, onde irá, aproximadamente, abranger um milhão de famílias.
Quem tem direito ao apoio de 240 euros?
Infelizmente o novo apoio de 240 euros não irá abranger o mesmo número de famílias do primeiro. Se o primeiro passou por jovens, jovens adultos e adultos, com diferenças entre 50 ou 125 euros recebidos, este irá ser atribuído unicamente a famílias mais vulneráveis.
Assim sendo, estão inseridos em famílias vulneráveis pessoas que já beneficiem da tarifa social de energia elétrica que receberam o apoio na segunda fase ou que tenham prestações sociais mínimas, referente ao mês de novembro de 2022.
Em suma, o apoio de 240 euros enquadra-se em pessoas incluídas que usufruam de um rendimento anual de 5808 euros e que sejam beneficiários de:
- Rendimento social de inserção
- Abono de família
- Prestações de desemprego
- Pensão social de velhice
- Complemento solidário para idosos
- Pensão social de invalidez
- Complemento da prestação social para a inclusão
Quando será entregue o apoio de 240 euros?
O apoio financeiro de 240 euros tem data prevista de entrega para o 23 de dezembro. Todavia, semelhante ao que aconteceu no anterior apoio, as datas podem diferir, mas que o governo tentará que seja uma data correta para ajudar as famílias a passar um natal mais feliz, ainda que possam ser alheios a atrasos, pois é uma época mais complicada, até para os bancos.
De que forma será atribuído o apoio?
Repetindo a forma que foi atribuído o apoio anterior, o apoio de 240 euros será atribuído por transferência bancária para quem tenha os dados atualizados na plataforma da Segurança Social. Nas situações que a primeira situação não seja possível, será enviado por vale postal, onde este poderá ter algum atraso, falhando a data anteriormente citada.
Atualização dos dados na Segurança Social
Durante a entrega do apoio de 125 euros no mês de outubro existiram bastantes queixas de dados no portal da Segurança Social que tinham sido apagados ou alterados de forma aleatória. Caso não tenha ajustado os seus dados, poderá ver como o fazer no artigo do apoio de 125 euros, clicando aqui.
Não recebi o valor dos apoios anteriores, tenho direito agora?
Primeiramente deve verificar o motivo de não ter recebido dos apoios anteriores se está abrangido pelos mesmos. Por isso, verifique os pagamentos na Segurança Social ou na Autoridade Tributários, pois poderão ter existido erros e o pagamento irá ser repetida durante seis meses até ser processado. Se sabe que está abrangido e não encontra a solução, aconselhamos a dirigir-se a um balcão da Segurança Social ou entrar em contacto pelos meios corretos.
Poderá verificar tudo sobre o novo apoio na página do governo, clicando aqui.