O que são bitcoins e como funcionam? Aprenda agora!

bitcoins

As moedas virtuais ganharam grandes repercussões devido às suas altíssimas valorizações, porém as bitcoins despertam ainda mais a atenção dos investidores.

Somente em 2021 as bitcoins fecharam o ano valorizadas em cerca de 260 mil dólares.

No entanto, apesar dos valores de mercado seduzirem os nossos olhos, precisamos de prestar atenção a detalhes, as bitcoins não são mais as únicas moedas virtuais.

Por este motivo, a moeda pode passar por desvalorizações, isso reforça a necessidade de um prévio conhecimento de mercado financeiro.

Aprenda a seguir tudo sobre as bitcoins!

O que são bitcoins?

Como dito anteriormente, bitcoins são moedas virtuais, ou seja, não é possível colocar um bitcoin no seu bolso ou carteira.

Uma forte caraterística das bitcoins e outras moedas virtuais são as suas altas valorizações, uma pessoa que comprou bitcoins em 2017 hoje está rica.

Diferente das moedas tradicionais, as bitcoins não estão sob o controlo de nenhum banco, isso significa que tudo acontece pela internet.

Outra caraterística das bitcoins é a instabilidade, como já foi dito anteriormente, essa e outras moedas virtuais podem render muito, assim como também pode dar prejuízos.

Para que servem as bitcoins?

As bitcoins possuem a mesma função de uma moeda tradicional, a diferença é que tudo ocorre pela internet. No entanto, é possível converter a bitcoin em moeda local, dessa forma pode movimentar o dinheiro normalmente nas suas contas bancárias.

Além disso, são moedas criptografadas, ou seja, garantem transações no absoluto anonimato. Em resumo, servem para garantir mais segurança e privacidade em transações online.

Como adquirir bitcoins?

O primeiro passo para adquirir as suas moedas virtuais são criar uma carteira virtual, nessa carteira as suas moedas estarão protegidas e livres de impostos.

Para adicionar bitcoins na sua carteira pode comprar a moeda no website oficial da Blockchain, onde também pode vender um produto ou serviço e cobrar através da mesma.

Assim, a moeda entra diretamente na sua carteira virtual, em seguida caso queira poderá transferir para a sua conta bancária.

Vantagens e desvantagens

Tudo possui o seu lado bom e o negativo, no caso das moedas virtuais ocorre o mesmo.

Isso porque as moedas virtuais possuem características que as fazem ser ótimas opções, assim como também possuem características que são negativas.

Veja a seguir um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens das bitcoins.

Vantagens

A maior vantagem das moedas virtuais é a ausência de um governo ou banco para monitorizá-las, ou seja, sem impostos.

Em seguida temos a sua valorização, como dissemos anteriormente em 2021 a moeda valia mais de 260 mil dólares.

Quem comprou a moeda por volta de 2017 hoje com certeza está milionário.

Desvantagens

Instabilidade, a mesma moeda virtual que pode trazer riqueza também pode fazer o oposto.

Embora a valorização das moedas virtuais tem tendência para ser altas, as oportunidades de se desvalorizar também existem.

Afinal estamos falamos do mercado financeiro, ou seja, tudo pode acontecer a qualquer momento.

Infelizmente outra vantagem das bitcoins são negociações ilícitas. Por ser uma moeda anónima, a mesma acaba por oferecer caminho para ilegalidades.

Paga-se impostos?

Se a mantiver somente na sua carteira virtual estará isento dos impostos, porém caso envie para sua conta bancária pessoal deverá declarar os seus impostos.

Uma boa parte das pessoas não costumam enviar as suas moedas virtuais para as suas contas bancárias por este motivo. No entanto, caso transfira para a sua conta bancária seja honesto (a) e pague os devidos impostos. Afinal, também irá estar a criar sustentabilidade no seu futuro.

O futuro da bitcoin em Portugal

As criptomoedas tiveram um crescimento exponencial no mundo inteiro, em Portugal não foi diferente. No entanto, precisamos de entender que Portugal é um país pequeno e com a maior parte da população envelhecida.

Isso complica o crescimento da moeda virtual no nosso país, porém isso não significa que a mesma não será utilizada por aqui. Na verdade, devido à falta de regularização das criptomoedas em Portugal, muitos investidores estão a mudar-se para cá por ser considerado um paraíso fiscal.

A maior probabilidade é que no nosso país as bitcoins sejam utilizadas por empresas de tecnologia para transações dentro e fora da Europa. Uma outra possibilidade é que as bitcoins passem a ser aceites como forma de pagamento em empresas com mais frequência.

Todavia, essas probabilidades são expectativas e não uma certeza exata, é importante realçar que as moedas virtuais são instáveis. Ou seja, em nenhum lugar do mundo existe uma previsão exata sobre as bitcoins e outras criptomoedas.

Conclusão

O mercado de criptomoedas está em alta, a valorização das mesmas é a justificação desse crescimento, contudo lembre-se que existe instabilidade nesse mercado.

Como dito anteriormente, a mesma moeda virtual que o pode transformar num milionário, pode fazer o mesmo perder todo o seu património.

Por isso, nunca invista em criptomoedas sem ter um conhecimento prévio sobre o assunto. Além disso, lembre-se de construir o seu fundo de emergência.

O fundo de emergência poderá ajudar caso haja uma alta instabilidade no mercado das bitcoins, assim é muito importante que construa o seu.

Partilhe este artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments