5 motivos para comprar carros elétricos em 2022

carros elétricos

Análises estatísticas recentes mostram que os carros elétricos têm se posicionado entre as primeiras opções na hora da compra para os portugueses.

Com uma estética absolutamente agradável e futurista, este tipo de carro tem conquistado o coração de uma boa parte da população em geral, por outros e importantes fatores também. 

Mas, será que é realmente compensatório ter um carro elétrico em 2022? Caso ainda não se tenha convencido de que ter um carro elétrico é o ideal para si, preparamos esse artigo com 5 motivos que, talvez, o fará mudar de ideias! Fique connosco.

O mercado dos carros elétricos em Portugal

Segundo dados publicados pela UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), o mês de janeiro teve uma subida de 68,9% em relação ao mesmo mês em 2021, totalizando 2.405 vendas de veículos elétricos. 

Já no mês de fevereiro registou-se um aumento de 78,5% nas vendas de carros elétricos em relação ao mesmo mês ao ano transato. Estes dados revelam que o mercado já se está a adaptar e a preferir mais os carros elétricos em relação aos carros a combustão. Em suma, prende-se a fatores como:

Incentivos fiscais

Recentemente anunciado, o governo propôs-se a dobrar o incentivo para a compra de carros elétricos, passando da ordem de 5 milhões de euros para 10 milhões de euros. Individualmente, o valor passa da ordem 3 mil para 4 mil euros, com o foco de aumentar a entrada de veículos elétricos no país.

Menor custo de manutenção

Em suma, a manutenção de um carro elétrico é cerca de 35% mais barata do que um motor a gasolina ou diesel.

O componente mais caro de um carro elétrico é a bateria. Dependendo do fabricante, tem um período de garantia de até oito anos. Após a expiração da garantia, é possível trocar módulos de células individuais defeituosas para a maioria das marcas. 

Isso faz com que haja redução os custos, pois a bateria não precisa de ser completamente substituída. Portanto, o custo de manutenção ao investir futuramente num carro elétrico será muito menor. Aliado a isso, existe assim uma poupança que pode ser fulcral na sua organização financeira.

Ajuda o meio ambiente

Cada vez mais análises dão aos veículos movidos a eletricidade um certificado melhor do que os motores de combustão.

Carros com motores de combustão interna podem eventualmente tornar-se antiquado, já que muitos países procuram se livrar dos combustíveis fósseis.

Basicamente, não são apenas as emissões locais durante a condução, mas também os poluentes produzidos durante toda a vida útil do carro devem ser considerados – desde a produção até o descarte ou reciclagem. De acordo com estudos científicos, um carro elétrico é responsável por até dois terços a menos de emissão de CO2 ao longo de seu ciclo de vida, em comparação com um motor a gasolina ou diesel.

Postos de carregamento

Devido ao crescimento constante dos carros elétricos na vida dos portugueses, também cresceram, em um ritmo acelerado, os postos de carregamento de carros elétricos em Portugal. 

De acordo com estudos, Portugal é o 4°país da Europa com mais postos de carregamentos para esse tipo de veículo, contando com aproximadamente 6000 postos. Este aumento significativo é indicativo de damos passos para uma nova revolução da frota automobilística do país.

Ainda assim, vale salientar que estes veículos podem de igual forma serem carregados em casa.

O silencioso dos carros elétricos

Os veículos elétricos são mais silenciosos do que os veículos movidos a combustão, o que reduz a poluição sonora. Na verdade, eles não têm um motor de combustão interna, o que acaba por reduzir, por motivos óbvios, o ruído. 

Se mora numa área urbana, saberá o quanto é prejudicial a poluição sonora que pode causar inclusive dores de cabeça e stress. Obter um carro elétrico permitirá ter uma maior paz de espírito enquanto conduz, seja em cidade ou autoestrada.

Partilhe este artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments