Como Tirar Melhor Partido do Cartão de Crédito em Portugal

cartão de crédito em Portugal

A utilização do cartão de crédito em Portugal está associada a várias vantagens, para além de poder ser uma ferramenta para organizar as suas finanças. No entanto, a utilização dos cartões de crédito pode transmitir uma falsa sensação de segurança, pelo que é necessária alguma moderação na sua utilização. Descubra aqui 5 conselhos para usufruir do seu cartão de crédito sem preocupações e tirar proveito das suas vantagens.

1 – Informe-se sobre as vantagens associadas ao seu cartão de crédito

Um cartão de crédito em Portugal pode ser bastante vantajoso. Para além de permitir fazer compras online e em lojas físicas, é também possível adiar pagamentos ou fazê-los em prestações. No entanto, as vantagens não se ficam por aí.

Muitos dos cartões de crédito em Portugal oferecem descontos e ofertas em estabelecimentos parceiros, tais como lojas, restaurantes ou cinemas. Alguns cartões também disponibilizam a opção de cashback, que consiste na devolução de uma percentagem das compras em determinadas lojas ou serviços.

Contudo, é importante analisar se todas estas ofertas compensam, uma vez que quantas mais vantagens associadas a um cartão de crédito, maior poderá ser a sua anuidade.

2 – Tenha em atenção os custos do seu cartão de crédito

Para evitar surpresas desagradáveis ou dívidas, é importante perceber que, apesar das suas vantagens, o cartão de crédito não tem custo zero. Por isso, comece por utilizar o nosso simulador para calcular a sua taxa de esforço e perceber o valor que pode dispensar para o pagamento das despesas do cartão de crédito.

Anuidade

A anuidade é um valor fixo associado a um cartão, que deve ser pago anualmente. Atualmente, existem vários cartões de crédito em Portugal com anuidade zero, mas nem sempre constituem a melhor opção, uma vez que podem encobrir taxas de juro mais elevadas. Existem também cartões sem anuidade, mas que podem exigir um pagamento periódico caso não sejam utilizados. Além disso, outros cartões deixam de cobrar anuidade caso gaste acima de um determinado montante por mês.

Taxas

Caso pretenda fazer um pagamento em prestações ou se ultrapassar o prazo de pagamento concedido pelo banco, ficará sujeito às taxas de juro aplicadas sobre essa dívida. Ao escolher um cartão de crédito em Portugal, deve comparar a TAEG dos diferentes cartões. Este valor corresponde à Taxa Anual Efetiva Global e reflete todos os encargos associados ao cartão, incluindo anuidade, taxas e impostos. Por isso, deve escolher aquele que apresentar a TAEG mais baixa.

Levantar dinheiro

Caso o seu cartão de crédito em Portugal não possuir a função Multibanco, ficará também sujeito ao pagamento de taxas ou comissões se, por exemplo, precisar de levantar dinheiro no multibanco. Consulte as taxas cobradas pelo seu banco para não se surpreender.

3 – Cumpra os prazos de pagamento do cartão de crédito

Os cartões de crédito funcionam através de um fundo de crédito, o que significa que o banco “empresta” o montante que necessita até que o possa pagar de volta. Portanto, isto vai resultar em despesas mensais que podem afetar o seu orçamento. No entanto, o atraso no pagamento dos encargos do cartão pode piorar a situação, pois os juros irão começar a ser cobrados e podem acumular-se, originando uma dívida que pode ser difícil de abater. Deste modo, a organização financeira é a chave para evitar este tipo de situações.

4 – Evite fazer compras com o cartão de crédito por impulso

Apesar de serem bastante úteis, os cartões de crédito podem ser perigosos pela falsa sensação de segurança que proporcionam. Não se deixe iludir pela ideia de “comprar agora e pagar depois”, pois isto pode resultar em surpresas desagradáveis no momento do pagamento. Algumas dicas para evitar compras com o cartão de crédito por impulso são:

  • Faça compras porque precisa, não porque está em promoção ou parece uma oportunidade imperdível;
  • Faça uma lista antes de ir às compras;
  • Dê preferência ao pagamento em numerário;
  • Organize as suas finanças e planeie os seus gastos.

5 – Explore as alternativas digitais aos cartões de crédito em Portugal

A adesão aos bancos digitais tem vindo a aumentar nos últimos anos em Portugal, competindo com os bancos tradicionais na oferta de soluções para as questões financeiras dos portugueses. Por isso, apresentamos duas alternativas: a Younited e a Klarna.

Younited

A Younited surgiu com o propósito de tornar o sistema bancário mais justo e transparente para os consumidores. Tem como objetivo tornar as operações de crédito simples e rápidas, sem taxas ou comissões ocultas. A Younited obtém o seu financiamento diretamente de investidores, e, como resultado, não tem os custos de um banco tradicional. É uma plataforma 100% digital bastante promissora, com valores bastante competitivos em relação às outras alternativas disponíveis no mercado.

Klarna

A Klarna é um serviço de financiamento que tem como objetivo facilitar a compra de produtos em lojas online. Permite fazer o pagamento de compras online em prestações mais acessíveis, sem juros. Através da aplicação, é possível controlar os seus gastos e gerir as suas operações. Existem diferentes métodos de pagamento, proporcionando flexibilidade aos consumidores. Para isso, basta associar o seu cartão de crédito ou débito na aplicação, e os pagamentos serão processados automaticamente.

Concluindo, o cartão de crédito em Portugal pode ser um excelente aliado na organização das suas finanças pessoais, desde que seja utilizados com moderação. Analise e compare todas as suas opções, tendo em especial consideração o valor da anuidade e TAEG. Pode ainda explorar as alternativas digitais que, tal como a Younited e a Klarna, proporcionam soluções vantajosas de forma segura e confiável.

Partilhe este artigo
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments