Como fechar atividade nas finanças

como fechar atividade nas finanças

Se é trabalhador independente e trabalha por recibos verdes teve que abrir a sua atividade para usufruir de tal profissão. Contudo, existem vários motivos que nos levam a mudar de rumo. Perante isso, ensinamos neste artigo como fechar atividade nas finanças de forma simples, sem ter que sair de casa.

Atividade aberta para trabalhadores independentes

Em Portugal existem muitos trabalhadores independentes que, por conta de motivos mais fortes têm que recorrer a trabalhar por contra de outrém. Todavia, para que isso seja possível e para não terem problemas, a melhor solução passa por encerrar a atividade nas Finanças.

Algo que era um benefício pode tornar-se um encargo, por isso adiante ensinamos como fechar atividade nas finanças, algo simples e que irá evitar longas filas de espera, no conforto da sua casa.

Como fechar atividade nas Finanças

Se em tempos era um processo que demorava horas, face às filas de espera, com a tecnologia torna-se tudo mais simples. Com isto, fechar a atividade nas Finanças não irá levá-lo a perder mais do que cinco minutos do seu tempo. Para isso, basta ter em sua posse a sua Chave Móvel Digital ou os dados para acesso ao Portal das Finanças. Estando pronto, basta seguir os próximos passos:

  1. Aceder ao Portal das Finanças e fazer autenticação (com CMD ou dados de referência);
  2. No canto esquerdo clique em “Serviços” e aceda a “Atividade”;
  3. Irá ser encaminhado para uma página onde encontrará “Cessação de Atividade”;
  4. Proceda ao preenchimento da declaração de fecho de atividade com os dados que são solicitados;
  5. No final, basta verificar se está tudo correto, validar e submeter o documento;
  6. Faça a impressão do documento de cessação para ter uma prova que o realizou, pois poderá ser importante para o IRS do ano seguinte.

De salientar que irá ter que colocar o motivo do fecho de atividade, com vários motivos a serem postos em análise, tendo apenas que colocar o que faz mais sentido para si.

Em caso de não ter dados de acesso ao Portal das Finanças nem Chave Móvel Digital, infelizmente irá ter que se deslocar a um balcão das Finanças, onde é um processo rápido, mas terá longas filas de espera.

Regime de Contabilidade Organizada

Se na abertura da atividade registou-se com o regime de contabilidade organizada deve saber que, neste caso especifico, de como fechar atividade nas finanças, apenas o seu Técnico Oficial de Contas poderá realizar a cessação da atividade nas Finanças. Por isso, se é o seu caso, fale diretamente com o mesmo para proceder a esse fecho, que será de igual forma simples.

Comunicação à Segurança Social

Após fechar a atividade nas finanças fica isento de realizar a comunicação à Segurança Social, pois os mesmos fazem cruzamento de dados, o que coloca a situação fiscal automaticamente regularizada, em ambos os casos.

Qual o melhor momento para fechar atividade nas Finanças?

Além de como fechar atividade nas finanças ser um fator importante, optar pelo fecho no momento certo também é primordial, principalmente para não ter problemas fiscais. Neste caso, se estiver desempregado e não realizar o fecho de atividade, poderá mesmo ter impacto no valor a receber de subsídio de desemprego.

Se tem atividade aberta por atividade a recibos verdes e não trabalha com tal, o fecho de atividade é sempre recomendável. Além de não ter perdas de rendimentos, como citado anteriormente, evita pagamentos à Segurança Social, como a necessidade de ter um seguro de trabalho ativo, que engloba gastos mensais.

Se está do lado oposto de como fechar atividade nas finanças e quer sim abrir atividade, aproveite o guia passo a passo criado para trabalhadores independentes, clicando aqui.

Partilhe este artigo
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments