A nova empresa de telecomunicações Digi Portugal tem sido a mais falada do momento, com preços muito apelativos. Todavia, existem muitas incógnitas e vamos falar sobre se realmente compensa a mudança.
Vale a pena mudar para a Digi Portugal?
Na nossa opinião, não vale a pena mudar de forma imediata para a Digi Portugal. Embora os preços sejam realmente apelativos e interessantes, é impossível para a empresa receber todos os clientes de forma imediata e não existem problemas nas suas redes.
Afinal, a mesma está ainda em fase de construção de toda a sua estrutura de fibra no país, assim como a interiorizar a sua rede móvel, que não está presente em todos os locais de Portugal.
Perante esta realidade, acreditamos que esta é a empresa que pode quebrar os preços elevados das telecomunicações em Portugal, mas necessitam de tempo para colocar o seu serviço a roçar a perfeição ou similar à concorrência existente.
Os atuais problemas em destaque
- Falta de rede móvel a nível nacional, com muitas zonas com má ou nenhuma cobertura
- A não existência de alguns canais na TV DIGI (SIC, Sport TV, etc.)
- Problemas na instalação da fibra, quer na rua, quer nas habitações
- Falta de capacidade de resposta a nível de call center
- Não existir um sistema de instalação rápido
Digi Portugal – Tarifários e preços
Um dos maiores destaques da Digi vai diretamente para a sua oferta, não só em termos de preços apelativos, mas também dos tarifários disponíveis.
Afinal, ao contrário de alguns nomes concorrentes, têm a vantagem de oferecer apenas o serviço de internet ou televisão, sem necessidade de criar pacotes. Vejamos:
TV + Internet + Rede Móvel 5G
Rede Móvel Digi
Internet
Televisão
O nome da Digi Portugal no Portal da Queixa
Embora seja muito cedo para avaliar uma empresa a partir do Portal da Queixa, a verdade é que o índice de satisfação da empresa não é muito positivo. Muito abaixo do índice da concorrência, a Digi surge com 63,3%.
A marca diz presente no Portal da Queixa, mas existem apenas 90 reclamações, ao contrário dos concorrentes com centenas ou milhares de reclamações, mas que mesmo assim têm um índice superior.
Olhando de uma forma geral, várias reclamações surgem pela rede móvel da Digi, a falta de rede, a falta de qualidade ou a inexistência de um serviço estável. As instalações da fibra são também um tema comum.
Nenhuma empresa é construída pelo telhado – Um problema normal
Não existe nenhuma infraestrutura que consiga aparecer no mercado sem problemas, tal como aconteceu com a MEO, NOS ou Vodafone. Todas as empresas necessitam de tempo para estarem bem no mercado.
A concorrência da Digi também demorou a ter um serviço credível, existindo até telecomunicações que ainda hoje não são as melhores. Acreditamos que a Digi Portugal possa ser um nome impactante no país, mas os problemas atuais, são problemas normais.
Assim sendo, não aconselhamos a uma mudança imediata para a empresa pelo facto de necessitarem primeiramente de criar uma infraestrutura de qualidade, conseguindo assim servir todos os seus clientes sem problemas.
Credibilidade a médio ou longo prazo
O nome Digi não é novo no mercado, apenas em Portugal. Noutros países, como a Espanha, a marca tem bastante credibilidade e um funcionamento ótimo, como relatam vários utilizadores pela internet.
Perante essa realidade, a credibilidade da Digi Portugal poderá ser posta em causa inicialmente, mas o nome e capacidade da mesma deverá alcançar um ponto positivo a médio ou longo prazo. Para já, o serviço deixa muito a desejar, mas tudo tem um início.
Por fim, destacamos claramente a forte capacidade da empresa colocar preços realistas, sem abusar dos seus clientes, colocando assim todo o mérito no seu nome. Conseguindo um serviço estável, sem dúvida que será uma mais-valia para todos.