Como Obter Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal

Mapa de Responsabilidades

O mapa de responsabilidades é exigido quando procura um crédito habitação ou outros créditos que assim o exijam. Todavia, nem todas as pessoas sabem como obter o seu. Neste artigo ensinamos como obter o mapa, mas também como interpretar o mesmo de forma correta.

O que é o mapa de responsabilidades

Na verdade, o mapa de responsabilidades é um mapa onde agrega todos os seus créditos, mas também que identifica onde os mesmos foram concebidos e quais as obrigações mensais. Contudo, é também possível verificar quando terminam os mesmos.

Quando procura um crédito habitação ou outros créditos de valor elevado, é sempre pedido para a entidade credora analisar as suas obrigações mensais, mas também para ajudar a calcular a taxa de esforço.

Como Obter Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal

Assim sendo, obter o mapa é, na verdade, um processo muito simples, do qual apenas é necessário os dados do portal das finanças ou o cartão de cidadão. Seguidamente, apenas terá que seguir os seguintes passos:

Aceder ao website do Banco de Portugal
Descer até ao fim da página
Escolher o ano e mês que deseja
Aceitar os termos
Clicar em autenticar e obter mapa
Optar pelo Cartão de Cidadão ou dados das finanças
Fazer o login com a opção escolhida
Realizar a transferência do ficheiro
Não é possível realizar o download do Mapa de Responsabilidades do presente mês.

Realizado o procedimento acima ficará ao dispor do seu mapa de responsabilidades de crédito do Banco de Portugal, que não só o poderá analisar, como enviar para a entidade que lhe exigiu o mesmo. Todavia, é importante referir que o mapa é atualizado a cada três meses.

Como interpretar o seu mapa de responsabilidades de crédito

Todavia, o mapa nem sempre é de fácil análise, por vários fatores. Porém, o Banco de Portugal ajuda-o a interpretar. Assim sendo, basta visualizar o vídeo que a entidade realizou, aqui.

Ler também: Seguro de saúde: Como analisar qual o melhor para si

Partilhe este artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Deixe o seu comentário
Subscrever
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments