Como poupar dinheiro de forma mais simples?

Escrito por:

Diogo Cardoso
poupar dinheiro

O impacto da crise vivida nos últimos meses em Portugal coloca as pessoas numa procura exaustiva de como ganhar dinheiro ou, pelo menos, conseguir poupar dinheiro no dia a dia. Será possível poupar mais?

Tudo irá depender de uma boa gestão, mas também de alguns fatores básicos que nem sempre são colocados na prática. Neste artigo damos alguns fatores que podem ajudar a poupar dinheiro de forma mais simples.

Será simples poupar dinheiro em Portugal?

Em Portugal a procura pela literacia financeira e por investimentos cresce gradualmente fruto dos problemas financeiros que se vivem. Na verdade, percebe-se que a procura por soluções acontece maioritariamente após os problemas já existirem, um fator habitual.

Todavia, é necessário pensar que poupar dinheiro pode acontecer se existirem soluções para antever os problemas que, neste caso, estão associados a problemas financeiros e que podem originar o oposto da poupança, como pagamento de juros, etc.

Embora os problemas possam surgir, temos de estar preparados para qualquer situação, por isso, é possível e simples poupar dinheiro em Portugal e vamos ajudar a prevenir-se.

O que pensar na hora de poupar? Qual a prioridade?

Antes de mais, devemos frisar que a principal prioridade é conseguir realizar todos os pagamentos aos quais é obrigado (créditos, despesas da casa, etc.) na data prevista e evitar assim pagamento de juros, pois isso irá gerar uma maior perda de dinheiro.

Após isso, a prioridade será retificar problemas que possam existir nas finanças pessoais, ou seja, é necessário olhar com uma lupa para todas as despesas e perceber onde é possível reduzir encargos. Com isso em mente, analisamos os seguintes casos:

1. Contrato de eletricidade e gás

Em Portugal existem diversas entidades que fornecem o serviço de eletricidade e gás, podendo o cliente escolher a sua melhor opção. Na verdade, é comum as pessoas terem receio de alterar para uma empresa que não seja a EDP, pois é a empresa conhecida por ser do Estado, mas desde 2013 que a mesma é privada, ou seja, é igual a qualquer outra no mercado.

Na hora de poupar dinheiro devemos ter em conta as entidades que fornecem este serviço na sua área de residência e perceber se os preços praticados são mais baratos, podendo alterar de entidade com facilidade, desde que não exista um contrato com fidelização.

Análise aos valores

Para poupar deve analisar o preço do kWh do gás natural ou procurar o local que fornece a botija de gás mais barato. Embora possam ser poucos euros por mês, a poupança anual será relevante e sinónimo de poupança. O mesmo acontece para a eletricidade, procurando o preço mais baixo por kw por minuto.

Lembrando que o serviço é fornecido, na grande maioria, pela mesma entidade, compare o preço final entre os dois serviços juntos e não tenha medo de arriscar. Para perceber se as entidades são de confiança e credíveis analise o feedback online, quer no respetivo website, quer no Portal da Queixa.

DICA: Pergunte aos seus familiares ou amigos qual a entidade contratada e se estão satisfeitos com o serviço, decerto encontrará diferentes empresas e diferentes opiniões.

2. Contrato de internet e telefone/telemóvel

No caso do serviço de internet, o mesmo é obtido habitualmente com fidelização por dois anos, sendo bastante difícil o seu término antes do seu fim. Porém, é possível negociar e obter mais-valias, mesmo que o preço não reduza, como, por exemplo, adicionar o seu telemóvel.

Nem todas as empresas conseguem fornecer o serviço na sua residência, principalmente quando se pensa no serviço FIBRA, mas explore as oportunidades e, caso não tenha fidelização, não tenha medo da mudança ou negocie até encontrar um preço satisfatório.

Quanto ao telemóvel, muitas vezes é esquecido o tarifário que se usa e poupar dinheiro pode estar à distância de um telefonema para a operadora. O tarifário é o mais barato do mercado dentro das opções que procura? A mudança de operadora é muito simples e pode manter o seu número!

3. Revisão ou transferência do crédito habitação

Em 2023 os créditos à habitação têm sofrido constantes mudanças face aos problemas que se sentem pela inflação. Os bancos mudam constantemente as suas ofertas e os clientes procuram soluções para não sofreram tanto impacto.

Infelizmente assistimos a mudanças radicais de 2022 para 2023 em subidas a ultrapassar os 40% na prestação, obrigando muitas famílias a procurar soluções. Uma das grandes possibilidades para poupar dinheiro é procurar o banco e pedir soluções.

Embora seja algo mais trabalhoso e aborrecido, uma das soluções vantajosas é a transferência do crédito à habitação para outro banco, onde o mesmo assume as despesas da transferência (por norma, mas necessita de confirmação). A vantagem parte por uma oferta com menores taxas, neste caso, no valor final e serviços que possam ser retirados, como a obrigação de um cartão de crédito.

O nosso artigo sobre as dicas para reduzir o crédito habitação pode ser uma ajuda para si, falando não só do crédito, como dos seguros associados.

4. Serviços contratados por lazer

Uma grande parte dos portugueses tem na sua posse um serviço de streaming como a Netflix, HBO, Amazon Prime, Disney+, entre outros, dos quais é encarregue de um pagamento mensal para ter acesso a conteúdo exclusivo. Todavia, muitas pessoas acabam por pagar por um serviço que não o usam.

Na hora da mudança radical nas finanças pessoais é necessário perceber se os serviços contratados são realmente necessários e úteis para o dia a dia. Afinal, hoje em dia há a acesso a muitos canais de televisão e outros conteúdos na internet de forma gratuita.

5. Estar atento às promoções e mudanças de preços

Os grandes comércios e as grandes empresas optam por alertar os clientes na hora de realizar as suas promoções ou descontos que podem ser relevantes. Na hora de poupar dinheiro deve olhar para os folhetos dos supermercados, mas também estar atento às mudanças no preço dos combustíveis. Embora tudo possa parecer curto, todas as mudanças podem gerar uma renda mensal extra só com a mudança de hábitos.

DICA: Nem todas as ofertas que surgem nos folhetos são realmente promoções. Compare com a concorrência e esteja atento aos preços praticados. Poderá usar o kuantokusta para ter uma ajuda extra em produtos não essenciais.

Mudar hábitos poderá gerar mais poupança

Percebemos assim que poupar dinheiro pode estar à distância de uma mudança de maus hábitos, como também de não gerir corretamente as finanças pessoais. Muitas pessoas não fazem a gestão e não registam os gastos que têm mensalmente, podendo mesmo por utilizar mais dinheiro àquele que deveria estar estipulado.

Neste artigo oferecemos algumas soluções, mas a principal mensagem é entender-se que, afinal, poupar dinheiro parte de nós, claro está, quando é possível. Será mesmo necessário aquele jantar fora ou aquele serviço que se utiliza uma vez ao mês?

Aproveite o nosso website para aceder a mais conteúdos sobre poupança e aproveite o segundo semestre de 2023 para realizar mudanças e poupar dinheiro!