Seguro Multirriscos: Coberturas e Como Acionar

Escrito por:

Diogo Cardoso
acionar seguro multirriscos

Na procura pela sua primeira habitação ou em prol de ganhar mais conhecimento, é necessário entender o motivo pelo qual o seguro multirriscos é obrigatório na compra de um crédito habitação. Existem várias coberturas a ter em conta e, neste artigo, saberá também como poderá acionar o seu seguro caso necessite.

O seguro multirriscos para habitação

O seguro multirriscos é um dos seguros mais contratados em Portugal, não só pela sua cobertura, mas também por ser obrigatório em todos os edifícios que detenham o regime de propriedade horizontal. Para salvaguardar os bens e património o seguro é contratado com diversas coberturas, em prol de lhe garantir segurança.

Este seguro, também chamado de seguro da casa é o seguro que lhe cobre os possíveis danos na sua habitação, mas também o seu recheio. Ao adquirir a sua habitação irá encontrar a obrigatoriedade de contratar o seguro, onde o qual protege o valor do imóvel, mas também o recheio do qual é avaliado, por si.

seguro multirriscos para habitação

A cobertura deste seguro para habitações

O seguro multirriscos para habitação só é obrigatório ser subscrito para o seu edifício, onde o recheio é recomendado, mas não obrigatório, podendo ser contrato posteriormente, sendo a situação mais comum. Assim sendo, vamos perceber o é cada um deles:

Edifício – Em caso de existirem problemas na sua habitação o seguro irá pagar uma indemnização para reparar ou reconstruir a zona danificada, sendo o edifício as paredes e áreas comuns da habitação.

Recheio – É considerado recheio tudo que esteja inserido dentro da habitação, tal como eletrodomésticos, móveis, roupa, entre outros. Nesta situação, o seguro pagará a totalidade dos produtos para sua substituição.

As coberturas contratadas

Perante esta realidade do seguro multirriscos vale saber que existem várias coberturas. Todavia, é primordial ter conhecimento das mesmas, começando por problemas mais comuns que nem todas as pessoas têm conhecimento que têm seguro com cobertura para tal. Ainda assim, vale salientar que várias coberturas não estão inseridas no seguro base.

Problemas com aparelhos elétricos – Existindo problemas com equipamentos ou instalações elétricas, tais como curto-circuitos, o seguro assegura a sua reparação;

Danos existentes por água – A canalização da habitação, assim como o sistema de esgotos fazem parte do seguro, estando coberto para reparações;

Sismos – Em caso da existência de terramotos, maremotos ou erupções em Portugal o seguro dá-lhe cobertura, sendo uma proteção bastante relevante.

Incêndio – Cobre todos os danos causados por incêndio (faz parte do seguro base)

Danos causados pela natureza – Apelado de fenómenos da natureza no seu seguro, garante o pagamento por danos por tempestades, chuva, neve ou granizo, existindo cobertura para danos por inundações e afins.

Estas são as coberturas que costumam estar presentes na base do seguro multirriscos, mas que nem todos os seguros fazem proteção inicial neste quadro. Além dos mencionados, poderá colocar outras coberturas, tais como:

Furto ou roubo – Indemnização por danos a bens seguros, mesmo que não tenha sido de forma consumada. Porém, exclui-se se a prática for realizada na permissão da presença na habitação, como um familiar ou amigo.

Despesas para substituição de chaves/fechaduras – Cobertura após furto ou roubo.

Responsabilidade civil familiar – Cobertura de danos e lesões (corporais ou materiais) causados a terceiros pelo tomador, agregado familiar, empregados ou animais de estimação.

Assistência ao lar – Assegura serviços de manutenção e reparação a preços mais acessíveis ou de forma gratuita.

Como posso acionar o seguro multirriscos?

Existindo em algum momento um sinistro ou causa que lhe afete os bens assegurados necessita de contactar imediatamente a sua seguradora. Após acionamento do mesmo, a seguradora irá enviar um perito para avaliar os danos, assim como outros meios que possam ser necessários.

No caso de roubo, é necessário participar às forças de segurança no momento de acionar o seguro. Neste caso e em qualquer momento de acionar um seguro, o assegurado deve prestar atenção aos detalhes e acionar o seguro de forma direta, em prol de evitar problemas com a possível indemnização.

Como escolher o melhor seguro multirriscos?

Para encontrar o melhor seguro multirriscos deve ter em atenção a várias informações. Na verdade, na contratação de um crédito habitação os bancos oferecem sempre este seguro, face ao mesmo reduzir em alguma percentagem o seu Spread. Contudo, muitas vezes os seguros oferecidos pelos bancos não são a melhor opção, quer em cobertura, quer em valor anual, não justificando a descida do Spread, que nem sempre é compensatória.

Por isso, a parte mais importante na procura por um seguro será procurar várias simulações e encontrar a melhor solução. Para isso, tenha em conta os seguintes fatores:

As apólices dos seguros devem ser analisadas e lidas com bastante atenção, para ter a certeza que fica protegido de forma clara e que não encontrará surpresas na hora de acionar o mesmo. Além disso, tenha atenção ao capital protegido.

Para o ajudarmos da melhor forma, recomendamos a plataforma MUDEY, onde a mesma irá oferecer-lhe diversas soluções em prol de entender qual a sua melhor solução e oportunidade. Na MUDEY com pouca informação necessária conseguirá ter o preço e o seguro muito rapidamente, sendo um comparador de seguros inovador e que procura oferecer a melhor solução de seguro.