Não se avizinham momentos fáceis para os portugueses, tornando-se a cada passo tudo mais caro, desde alimentação, luz, gás, e outros bens essenciais, mas também os seguros e créditos habitação. Perante esta realidade, nada melhor do que preparar 2023 sabendo dicas para poupar que podem ajudar muitas famílias a gerir melhor o orçamento mensal.
1. Faça uma retrospetiva de 2022
Uma das dicas para poupar é olhar para o ano anterior e verificar o que correu mal ou menos bem. Afinal, a situação financeira pode ser vista em retrospetiva, percebendo assim qual poderá ser a estratégia inicial para ter um 2023 mais folgante e não viver em cima das possibilidades.
A título de exemplo, a procura por créditos cresceu em 2022, olhando para o mês de setembro. Ainda que esses valores tenham voltado a descer em outubro de 2022, a verdade é que houve um acréscimo de 10,5% nos créditos pessoais, segundo o relatório do Banco de Portugal. Infelizmente é uma indicação de que mais pessoas tiveram que procurar esta finalidade para cobrir algum dissabor, principalmente por existir uma quebra do poder de compra.
2. Avalie e negociei o seu crédito habitação
Infelizmente existem muitas pessoas que não têm conhecimento de como está o seu crédito habitação. Com as variações nos últimos anos das taxas euribor e outros valores que são importantes, existe a possibilidade do SPREAD não estar ajustado à realidade, onde o ajuste poderá significar numa poupança anual significativa.
Esta é, habitualmente, a despesa que mais impacto tem nas finanças de uma pessoa, entrando no esquecimento que é possível mudar de banco ou negociar o contrato atual. Por isso, quando procura em dicas para poupar pense imediatamente no seu crédito habitação.
Além de conseguir negociar o mesmo ou mudar de banco, é possível verificar os seguros da habitação e ver se até aqui não é possível ter uma poupança anual. Todavia, se está confortável nas suas finanças e tem algum plano para amortizar o crédito habitação, opte por o fazer o mais rápido possível.
Para saber o impacto das suas finanças comparativamente às despesas, verifique a sua Taxa de Esforço.
3. Analise todos os seus seguros
Seja um seguro automóvel, habitação, pessoal ou de saúde, é sempre possível poupar. Assim sendo, é o momento ideal para verificar todos os seus seguros e perguntar a si mesmo se algumas das coberturas opcionais são necessárias. Pois, em caso de existir algo que não seja necessário, poderá imediatamente poupar dinheiro.
Para ajudar nas dicas para poupar em termos de seguro, aconselhamos a analisar e comparar todos os seus seguros com a MUDEY, tendo ajuda para encontrar as melhores necessidades para si.
4. Crie um orçamento familiar
É decorrente muitas pessoas não terem cuidado em perceber como está a ser gasto o seu salário. Ou seja, perante os seus ganhos vão gastando até à conta ficar a zeros, sem perceber para onde foi cada euro de trabalho recebido.
Posto isso, é extremamente importante anotar todas as despesas mensais e definir um limite dos gastos. Essas despesas devem ser analisadas semanalmente para perceber se o objetivo está a ser cumprido e se todo o dinheiro está a ser gasto no que é necessário.
Com esta forma importante nas dicas para poupar, saberá onde está a gastar cada euro ganho, podendo assim entender quais são as despesas desnecessárias. Para criar um orçamento familiar existem várias aplicações disponíveis na internet. Além disso, poderá criar um ficheiro excel e criar o seu próprio ficheiro e orçamento, de forma simples e eficaz.
5. Corte nas despesas
No momento em que as contas começam a apertar é o momento de analisar todas as despesas e perceber o que pode ser excluído. Afinal, poderão existir despesas que podem ser eliminadas, como reduzir às refeições fora de casa, reduzir nas idas ao cinema ou outros prazeres que não são rigorosamente necessários.
Em prol de tornar as suas finanças mais aliviadas e situadas em bom porto, nada melhor do que levar a cabo as dicas para poupar e por isso é momento de pegar nas marmitas e preparar as suas refeições diárias. Além de poupar, poderá conseguir alimentar-se de forma mais saudável.
6. Crie objetivos para 2023, incluindo as nossas dicas para poupar
O objetivo nas dicas para poupar é perceber como é possível tornar o nosso salário capaz de gerar poupança. Infelizmente em Portugal vivemos com salários pouco atrativos, onde o custo de vida aumenta e o poder de compra diminui.
Assim sendo, é importante criar objetivos e levar os mesmos com afinco, pois será motivação suficiente para levar a sério as dicas para poupar. Ciente disso, crie as suas metas, defina prazos e realize esse objetivo, onde o dinheiro poderá ser a palavra necessária para um ano mais motivador.